
O dólar americano está em alta em meio a um clima misto de mercado
2020-12-21 • Atualizado
O ano de 2020 começou com o EUR/USD encostando na mínima de 1,08; pavimentando uma queda que foi aberta ao longo de 2019. Após o forte choque evidenciado pela enorme flutuação em fevereiro e março, o par virou e começou a subir. O EUR eventualmente apreciou contra o USD e chegou a 1,20 em dezembro, se aproximando até de 1,22. Ao chegar nesse patamar, o EUR/USD se recuperou de todas as perdas em 2019 e ficou perto das máximas vistas em janeiro–abril de 2018.
No gráfico mensal, o rompimento do patamar 1,22 enfim desafiaria a tendência de queda de uma década na qual o EUR/USD está inserido. Entretanto, do ponto de vista técnico, somente a superação do nível 1,24 seria capaz de confirmar a possibilidade dessa virada estratégica — isso pode acontecer em 2021 se os touros continuarem pressionando o EUR contra o USD. No âmbito fundamental, é necessário que haja uma fraqueza persistente no USD para que isso aconteça. Há fatores de fraqueza no USD? Sim, há. O Fed segue mantendo as taxas de juros em baixa e provavelmente vai manter o afrouxamento quantitativo para preservar o ritmo da economia americana. A posição dos EUA na economia global está recuando diante de outras potências. E há outros movimentos tectônicos em jogo. Seriam eles suficientes para alçar o EUR/USD a 1,24? É bem possível que sim.
Este par de moedas passou a maior parte de 2020 oscilando entre 0,89 e 0,91. Até houve alguns saltos na direção de 0,93; mas eles foram mais uma exceção. Além disso, cada um desses saltos foi seguido por uma correção de volta para o mesmo patamar de 0,89.
No gráfico mensal, a chegada a 0,90 conclui mais ou menos de forma simétrica os cinco anos de recuperação do EUR/GBP em relação ao tombo para 0,70 ocorrido nos anos 2010–2015. Se essa avaliação se mostrar correta, será bem provável que o par alcance 0,93 e até chegue em níveis superiores no ano que vem. Fundamentalmente, pode haver motivos para isso: a libra esterlina dificilmente conseguirá reunir mais fatores favoráveis do que o euro. O primeiro trimestre de 2021 certamente jogará luz sobre essa questão.
Após o choque observado em janeiro e fevereiro de 2020, o USD/JPY entrou em trajetória de queda e foi de 110,00 para 103,00. É visível a escassez de indícios técnicos de que essa tendência mude no futuro.
Do ponto de vista estratégico, o recuo de 110,00 para 100,00 é uma continuação orgânica da grande queda iniciada acima dos 120,00 em 2015. Enquanto isso, a área em torno de 100,00 tem dado suporte ao movimento do par desde antes e também depois de 2015. Atualmente, o USD/JPY se encontra exatamente nesse suporte, então tome cuidado: tecnicamente falando, uma virada para cima é bem possível no ano que vem.
O dólar americano está em alta em meio a um clima misto de mercado
Mercados atentos ao programa de ajuda de US $ 1,9 trilhão de Joe Biden
Preocupações com a demanda do petróleo, pesa sobre a moeda canadense
Ameaça de Intervenção no câmbio, põe mercado em alerta
Comerciantes aguardam a Declaração do FOMC
Touros falham em capitalizar acima do topo duplo
A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.
Seu pedido foi aceito
Um gerente ligará para você em breve.
O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em 00:30:00
Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo
Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde
Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!
O livro de câmbio para iniciantes vai guiar você pelo mundo do trading.
Nós enviamos um link especial para o seu e-mail.
Clique nesse link para confirmar seu endereço e receber um guia Forex para iniciantes gratuito.