Tendências do câmbio para o fim de 2020

Tendências do câmbio para o fim de 2020

2020-12-21 • Atualizado

EUR/USD: fim de uma década

O ano de 2020 começou com o EUR/USD encostando na mínima de 1,08; pavimentando uma queda que foi aberta ao longo de 2019. Após o forte choque evidenciado pela enorme flutuação em fevereiro e março, o par virou e começou a subir. O EUR eventualmente apreciou contra o USD e chegou a 1,20 em dezembro, se aproximando até de 1,22. Ao chegar nesse patamar, o EUR/USD se recuperou de todas as perdas em 2019 e ficou perto das máximas vistas em janeiro–abril de 2018.

1.png

No gráfico mensal, o rompimento do patamar 1,22 enfim desafiaria a tendência de queda de uma década na qual o EUR/USD está inserido. Entretanto, do ponto de vista técnico, somente a superação do nível 1,24 seria capaz de confirmar a possibilidade dessa virada estratégica — isso pode acontecer em 2021 se os touros continuarem pressionando o EUR contra o USD. No âmbito fundamental, é necessário que haja uma fraqueza persistente no USD para que isso aconteça. Há fatores de fraqueza no USD? Sim, há. O Fed segue mantendo as taxas de juros em baixa e provavelmente vai manter o afrouxamento quantitativo para preservar o ritmo da economia americana. A posição dos EUA na economia global está recuando diante de outras potências. E há outros movimentos tectônicos em jogo. Seriam eles suficientes para alçar o EUR/USD a 1,24? É bem possível que sim.

2.png

EUR/GBP: alta simétrica

Este par de moedas passou a maior parte de 2020 oscilando entre 0,89 e 0,91. Até houve alguns saltos na direção de 0,93; mas eles foram mais uma exceção. Além disso, cada um desses saltos foi seguido por uma correção de volta para o mesmo patamar de 0,89.

3.png

No gráfico mensal, a chegada a 0,90 conclui mais ou menos de forma simétrica os cinco anos de recuperação do EUR/GBP em relação ao tombo para 0,70 ocorrido nos anos 2010–2015. Se essa avaliação se mostrar correta, será bem provável que o par alcance 0,93 e até chegue em níveis superiores no ano que vem. Fundamentalmente, pode haver motivos para isso: a libra esterlina dificilmente conseguirá reunir mais fatores favoráveis do que o euro. O primeiro trimestre de 2021 certamente jogará luz sobre essa questão.

4 (2).png

USD/JPY: testando o suporte

Após o choque observado em janeiro e fevereiro de 2020, o USD/JPY entrou em trajetória de queda e foi de 110,00 para 103,00. É visível a escassez de indícios técnicos de que essa tendência mude no futuro.

5.png

Do ponto de vista estratégico, o recuo de 110,00 para 100,00 é uma continuação orgânica da grande queda iniciada acima dos 120,00 em 2015. Enquanto isso, a área em torno de 100,00 tem dado suporte ao movimento do par desde antes e também depois de 2015. Atualmente, o USD/JPY se encontra exatamente nesse suporte, então tome cuidado: tecnicamente falando, uma virada para cima é bem possível no ano que vem.

6.png

                                                                                                  ENTRAR

Semelhante

Uma semana decisiva para o índice do S&P 500 e para o USD
Uma semana decisiva para o índice do S&P 500 e para o USD

O calendário econômico para os EUA promete mexer com os índices US 30, US 100 e US 500, já que os investidores estarão atentos aos dados macroeconômicos a serem publicados ao longo da semana em especial o índice do PCE e no final da temporada de lucros corporativos

Últimas notícias

As expectativas dos mercados giram em torno do PCE dos EUA
As expectativas dos mercados giram em torno do PCE dos EUA

Todas as atenções estarão nos preços básicos do PCE (núcleo) dos EUA, que excluem alimentos e energia para o mês de março, com a expectativa de que os números venham abaixo do mês anterior, que registraram um aumento de 0,4%

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera