O Bureau of Labor Statistics do Departamento do Trabalho dos EUA divulga sua leitura mais recente sobre o índice de preços ao consumidor (IPC) nesta terça-feira, às 09:30 GMT -3
A decisão de taxas do FOMC promete movimentar o mercado
2024-03-20 • Atualizado
Panorama Fundamental
Nesta quarta-feira (20), o Comitê Federal de Mercado Aberto – FOMC, fará a sua reunião de política monetária, às 15:00, horário de Brasília, onde serão apresentadas as projeções dos legisladores do Comitê, a declaração de taxas e depois a conferência de imprensa com o próprio Jerome Powell, presidente do FED.
Neste contexto, A dinâmica ascendente em torno do dólar permanece exercendo pressão sobre os ativos mais arriscados, com o Índice do Dólar Americano (DXY) chegando aos limites dos 104,00.
Quais as perspectivas do FOMC?
É quase dado como certo que o Fed não fará qualquer alteração em torno de sua política nesta reunião levando os investidores mais uma vez a focar nas expectativas futuras. No entanto, os números recentes do IPC e do IPP mais quentes do que o previsto, torna mais difícil para a Fed sinalizar qualquer medida nesta reunião de março.
No geral, ainda se espera que o Fed faça três cortes em seu gráfico de pontos; porém, não seria nenhuma surpresa, pois há a possibilidade de que a média dos Fed Funds da Fed para 2024 possa ser reduzida para dois cortes, ou quem sabe apenas um.
Taxa de juros dos fundos federais dos Estados Unidos
A Reserva Federal tem muito a mostrar nesta reunião, mas poderá acabar por não fazer muita coisa em termos de alteração das perspectivas para a política monetária futuras.
Panorama técnico de curto prazo EUR/USD
O EUR/USD Estendeu novamente seu movimento descendente aos limites de 1,0830, uma SMA de 200 períodos, que segurou o preço evitando um deslize maior. A perspectiva técnica continua apontando para baixo, em meio as expectativas agressivas do FED.
Ordens vendedoras devem ser consideradas abaixo dos 1,0870, agora seu nível imediato de resistência, com lavo em 1,0830, e como extensão 1,0780.
Já pelo lado positivo, somente um movimento sustentado acima dos 1,0910, poderia atrair compradores, pois qualquer movimento a essa região de 1,0900, sem acompanhamento, seria visto como uma nova oportunidade de vendas.
Preço de abertura do dia: 1,0864
Máxima semanal: 1,0906
Mínima semanal: 1,0834
Viés: baixa no curto prazo
Gráfico 4 Horas
Panorama técnico de curto prazo US 500
O cenário em torno do US 500 permanece otimista depois de uma terça-feira vencedora para as principais médias. No momento o US 500 é visto pairando em torno dos 5.177 pontos, com os investidores de olho no FED.
Ordens compradoras devem continuar sendo priorizadas enquanto o preço permanecer firme acima dos 5.150 pontos, pois qualquer movimento de retração a essa zona seria visto como uma oportunidade de comprar o mergulho.
Já pelo lado negativo, ordens de vendas podem ser consideradas caso o preço de forma sustentada quebre abaixo do suporte de 5.150, o que poderia sugerir um mergulho mais fundo em 5.100.
Preço de abertura do dia: 5.184
Máxima semanal: 5.187
Mínima semanal: 5.124
Viés: alta no curto prazo
Gráfico Horário
Semelhante
O calendário econômico para os EUA promete mexer com os índices US 30, US 100 e US 500, já que os investidores estarão atentos aos dados macroeconômicos a serem publicados ao longo da semana em especial o índice do PCE e no final da temporada de lucros corporativos
A corrida dos índices dos EUA tem sido algo impressionante, mas o clima começa a ficar avesso ao risco. Poderá os relatórios de ganhos mudar esse sentimento ao longo da semana?
Últimas notícias
Depois da queda no mês de março em cerca de 26 mil vagas de emprego, a expectativa do mercado é de nova queda para 8,790M para o mês de fevereiro do mesmo ano
Nesta segunda-feira, primeiro dia do mês de abril, os EUA liberam os números dos PMIs da S&P Global e do ISM para a indústria
Todas as atenções estarão nos preços básicos do PCE (núcleo) dos EUA, que excluem alimentos e energia para o mês de março, com a expectativa de que os números venham abaixo do mês anterior, que registraram um aumento de 0,4%