A Inflação do PCE poderá carimbar aumento de taxas em julho
Panorama Fundamental
Esta última semana do mês de junho foi de dados fortes para economia americana. Os pedidos de auxílio-desemprego inicial diminuíram, os relatórios de moradias bem satisfatórios e coroando o fechamento, o Produto Interno Bruto (PIB) anualizado dos EUA, mais conhecido como PIB real, cresceu à taxa de 2,0% no primeiro trimestre (1º trimestre) de 2023, contra a estimativa inicial de 1,3%, mostrando que a economia Norte americana continua resiliente.
O foco para esta sexta-feira estará na inflação favorita do FED, o Preço de Despesas de Consumo Pessoal (PCE). A zona do euro publicará a sua parcial da inflação, enquanto o Reino Unido o seu Produto Interno Bruto (PIB).
Índice de Preços Core PCE dos Estados Unidos
Panorama técnico de curto prazo EURUSD
Os compradores do EURUSD iniciaram o dia empurrando o preço acima de sua zona psicológica de 1,0900, mas sucumbiram a força do dólar caindo para os limites de 1,0860, depois que o PIB americano registrou uma alta de 2,0% no trimestre, acima dos 1,4% esperado.
No momento o par é negociado em torno de 1,0868, já mostrando uma leve consolidação antes dos dados macro desta sexta-feira. Uma SMA de 100 períodos emerge como uma resistência dinâmica na zona de 1,0870, antes de sua resistência estática em 1,0900. Compras, só devem ser acionadas caso o preço consiga romper esta média, porém o alvo primário se limita a sua zona de resistência estática mencionada.
Por outro lado, os ursos agora parecem tomar folego antes de continuar o movimento de queda. Ordens de venda devem ser consideradas abaixo dos 1,0850, com alvo primário em sua marca psicológica de suporte em 1,0800. Abaixo disso, um movimento a 1,0770 poderia encerrar o fechamento da semana para o par.
O indicador técnico RSI é bem sustentado em território negativo, mostrando a força dos vendedores.
Preço de abertura do dia: 1,0863
Máxima: 1,0873
Mínima: 1,0860