A inflação na Alemanha deve permanecer aquecida
Panorama Fundamental
Tivemos um início de semana marcado por ausência de lançamentos de dados de alto impacto, a força renovada do dólar americano e a mudança negativa no humor de risco, causado por notícias relacionadas ao coronavírus na China, que forçaram os investidores a adotar uma postura cautelosa. A Comissão Nacional de Saúde da China relatou mais de 40 mil novos casos de coronavírus no domingo, revivendo as preocupações com a política de Covid-zero da China que pesa na atividade econômica global.
Para essa terça-feira o calendário econômico trás os números da inflação na Alemanha, com perspectiva que tenha se mantido inalterada em 10.4%. Já nos EUA, o foco estará na Confiança do Consumidor CB (Nov). Além disso a China publicará o seu PMI industrial, com perspectiva de queda para 49.0, mostrando que a economia chinesa se mantém em níveis de contração.
A Inflação na Alemanha deve permanecer aquecida
A taxa de inflação anual na Alemanha foi de 10,4% em outubro de 2022, igualando a leitura preliminar e atingindo um novo pico desde a reunificação, em meio à fraqueza do euro, uma crise energética cada vez mais profunda e problemas persistentes na cadeia de suprimentos.
As expectativas é que para o mês de novembro, a taxa tenha ficado nos mesmos 10.4% do mês anterior. Entretanto, a previsão é que a taxa de inflação na Alemanha deverá ser de 8,50% até o final deste trimestre, Será?
Panorama técnico para o EURUSD?
O par EURUSD se torna ligeiramente baixista no gráfico intradiario, depois que encontrou uma nova rodada de demanda que empurrou o par as máximas de 1.0480-82, zona testada pela última vez em 15 de novembro.
No entanto na mesma amplitude que subiu na primeira metade do dia, caiu forte a partir da sessão norte americana de segunda-feira, e agora é visto abaixo de seu antigo suporte, agora resistência em 1.0360, em meio a um dólar mais firme. Dito isto, ordens de venda devem ser consideradas, após um possível reteste a essa zona de resistência, e o preço atingir a mínima de 1.0326, onde seria o ponto de gatilho, com alvo primário em 1.0280, seguido por sua zona psicológica de suporte em 1.0200.
Por outro lado, se o preço voltar a ser negociado acima de 1.0380, ordens de compra devem ser consideradas nesse ponto, com alvo em 1.0438-40. O calendário econômico vazio, deve continuar a apoiar o USD em meio a aversão ao risco.
Preço de abertura do dia: 1.0338
Máxima: 1.0352
Mínima: 1.0334