Agora é a vez da inflação no atacado dos EUA
Panorama Fundamental
Depois de um IPC dos EUA mais forte do que o estimado pelo mercado no último mês de 2023 a moeda americana atraiu algum interesse de compra, à medida que os investidores começam a reduzir as suas expectativas de que a Reserva Federal (FED) pudesse começar a reduzir a sua taxa de juros agora no mês de março. Alguns legisladores do FED já enfatizam a necessidade de evidências adicionais que indiquem o progresso da economia para que tais cortes comecem a acontecer.
A atenção agora se volta para mais dados de inflação a serem liberados nesta sexta-feira; O Índice de Preços ao Produtor (IPP) dos EUA para dezembro, e no Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido.
Inflação mensal de preços ao produtor nos Estados Unidos
Os preços no produtor nos EUA estabilizaram em novembro, após uma queda de 0,4% no período anterior, e em comparação com as previsões de um aumento de 0,1%. Os preços de bens e serviços permaneceram inalterados. Também o IPP básico, excluindo alimentos e energia, permaneceu estável.
A expectativa para o mês de dezembro deverá mostrar um aumento de 0,1% ao mês e 1,3% anualmente.
Panorama técnico de curto prazo GBP/USD
O par GBP/USD permanece bem sustentado acima dos 1,2700, com os touros exercendo forte pressão compradora nos limites de 1,2770 sua resistência imediata. Uma violação sustentada acima desta marca, abriria o caminho para um salto nos limites de 1,2830.
Por outro lado, o potencial de queda ainda é indescritível, apenas um movimento abaixo dos 1,2700, poderia atrair a atenção dos vendedores.
Preço de abertura do dia: 1,2758
Máxima semanal: 1,2780
Mínima semanal: 1,2673
Viés: alta no curto prazo
Gráfico 4 horas