Aperto ou relaxamento. Qual o caminho que o FED tomara a partir de dezembro?
Panorama Fundamental
Chegamos a Super quarta do FED, com os investidores quebrando a cabeça para conseguir alguma pista do caminho de aperto que o Federal Reserve dos EUA tomará, fato que deve manter o mercado bem volátil. Os dados relacionados ao emprego nos EUA surpreenderam positivamente, impulsionando a moeda americana, no entanto ainda teremos nessa quarta-feira os números do Emprego Privado da ADP, e o NFP na sexta-feira.
O foco do dia estará na Declaração do FOMC, já que o banco provavelmente aumentará a taxa básica de juros em 75 bps pela última vez este ano, porém sem descartar uma surpresa de 100 bps. Especula-se que o Fed dos EUA pode diminuir o ritmo do aperto quantitativo em sua reunião de dezembro, mas isso dependeria de uma combinação de fatores. Os últimos dados macroeconômicos otimistas dos EUA, deixam a porta aberta para aumentos mais agressivos após a decisão de novembro.
Aperto ou relaxamento. Qual o caminho que o FED tomara a partir de dezembro?
O FOMC se reunirá nessa quarta-feira e é amplamente esperado que eleve as taxas em 75bps para trazer os Fundos do FED para 4,00%. O IPC de setembro ainda está em alta em 8,2% (ligeiramente abaixo de agosto), mas o Core-CPI foi de 6,6%, alta de 6,3% em agosto.
Os formuladores de políticas do banco julgaram que o Fed precisava mudar e manter uma postura política mais restritiva para promover o máximo de emprego e estabilidade de preços, para o combate à inflação. No entanto, o mercado vem especulando que o FED deve promover um recuo em suas taxas no mês de dezembro, baixando para 50 pontos base. Logo todos os olhares estarão para a Declaração de \Taxas e na coletiva de imprensa do FED, para novas pistas. As perspectivas de longo prazo, é que a taxa de fundos do Fed dos Estados Unidos deva ficar em torno de 4,75% em 2023, caindo para 4,00% em 2024.
Quais as perspectivas técnicas em torno do XAUUSD?
O preço do ouro (XAU/USD) permanece marginalizado nessa sessão da Ásia, sendo negociado em torno de $ 1.650, levemente ofertado, enquanto os investidores aguardam a importante Declaração do Federal Open Market Committee (FOMC). Dito isto, a dinâmica do metal amarelo estará atrelada ao veredito dessa declaração.
Tecnicamente, o par esta de neutro a negativo, com os vendedores prontos para um mergulho profundo. Logo ordens Sell Stop devem ser levadas em consideração abaixo de sua zona de suporte imediato em $ 1.640, com o alvo primário em $ 1.620, seguido pela zona psicológica importantíssima em $ 1.600.
Por outro lado, qualquer tom mais suave do FED, tem o potencial de pesar sobre o USD e animar aos touros do ouro, e o preço deve saltar em direção a sua zona de resistência critica em $ 1.670-80. Logo, ordens Buy Stop devem ser consideradas acima dessa zona de resistência, com alvo em torno de $ 1.700.
Preço de abertura do dia: 1648
Máxima: 1650
Mínima: 1645