Banco Central Europeu pronto para apertar o gatilho
Panorama em torno da decisão do BCE
Espera-se que o BCE aumente sua taxa de juros em 25bp para 4%, que seria seu nível mais alto desde 2008 e sua oitava alta neste ciclo (seguida por outra alta de 25bp em julho). No entanto, com um crescimento mais fraco e sinais óbvios de desinflação, pode levar o banco central a suavizar aumentos daqui para frente e consequentemente pesar sobre amoeda comum europeia.
Esse possível afrouxamento não significa que o BCE encerrou seu ciclo de aperto, especialmente depois que o FED, embora tenha pausado em junho, prometeu mais dois aumentos até o fim do ano, além dos aumentos do RBA e do BOC no início desta semana, que surpreenderam os mercados.
Taxa de Juros da Zona Euro
Panorama técnico de curto prazo EURJPY
O par EURJPY quebra a alta do mês de maio em 151,70, para fazer uma nova máxima em 152,35 nesta sessão da Ásia de quinta-feira, região está vista pela última vez no ano de 2008.
Feito isto, os touros do par parecem prontos a estender esse movimento a 153,00. Logo ordens de compras devem ser prioridade enquanto o par permanecer acima de seu suporte imediato em 151,70, mesmo que haja um movimento corretivo a essa zona, em meio a extrema sobrecompra do par.
Ordens de vendas só devem ser consideradas caso o preço caia abaixo de 151,00, com alvo primário em 149,90, queda está levando-se em consideração uma fraqueza ressurgente em torno do euro. Caso contrário 154,18 seria o destino final antes de uma boa correção.
O indicador técnico RSI reflete o tom sobrecomprado do par, o que tecnicamente poderia sugerir algum tipo de correção, mas isso não é uma regra.
Preço de abertura do dia: 151,70
Máxima: 152,55
Mínima: 151,46