BCE deixa a taxa básica de juros inalterada em 0%
Na sua reunião de política monetária realizada hoje, o Conselho do Banco Central Europeu (BCE) decidiu deixar as taxas de juro das operações principais de refinanciamento e as taxas de juro da facilidade permanente de cedência de liquidez e da facilidade permanente de depósito em 0,00%, 0,25% e -0,40%, respectivamente.
Tendo esgotado muito de seu poder de atuação com vários anos de suporte, o BCE reafirmou que seu programa de compras de 2,6 trilhões de euros em ativos vai chegar ao fim este ano e as taxas juros podem subir
Os investidores procurarão verificar se Draghi mantém a avaliação do BCE de que os riscos para o crescimento estão amplamente equilibrados ou se ele reconhece a piora das perspectivas. "O Conselho do BCE espera que as taxas de juros do BCE permaneçam nos níveis atuais pelo menos até o verão de 2019", disse o BCE em comunicado.
Vale ressaltar, que em meio ao discurso de Draghi , presidente do BCE, o par EURUSD se manteve estável na região de 1.14.
Com a expectativa da divulgação do PIB trimestral nos EUA, que acontecera sexta-feira (26), os vendedores estão prontos a levar o preço do par a mínima registrada em agosto desse ano na casa de 1.13010. Em contrapartida um resultado ruim na américa, poderá aumentar o apetite dos compradores, levando o preço de volta a região de 1.15.