Como as vendas no varejo podem influenciar o USD?
Panorama Fundamental
Nesta terça-feira as atenções estarão voltadas para os números das vendas no varejo de junho e na produção industrial dos EUA. Canadá e Nova Zelândia publicarão os números do IPC, com a perspectiva de queda.
No cenário geopolítico, a Rússia encerrou o acordo de grãos no Mar Negro fazendo os preços do trigo dispararem, fato que poderá acarretar na alta dos alimentos, uma peça chave que ajudou na queda dos índices inflacionários nos últimos meses.
As temporadas de ganhos começam nesta terça-feira, com o Bank of America (BAC), Morgan Stanley (MS) e Charles Schwab (SCHW) liberando seus relatórios.
Vendas no varejo dos EUA
As vendas no varejo nos EUA aumentaram inesperadamente 0,3% mês a mês em maio de 2023, após um aumento de 0,4% em abril e superando as previsões de queda de 0,1%. Para o mês de junho, espera-se um novo aumento, desta vez em 0.5%. Os dados sinalizaram que os gastos do consumidor permanecem resilientes, apesar da alta da inflação e das taxas de juros.
Panorama técnico de curto prazo EURUSD
O par EURUSD passou a segunda-feira imprimindo um movimento bilateral em uma faixa estreita de negociação, com os investidores mantendo a cautela e reavaliando a postura do FED e do BCE e no aguado dos dados das vendas no varejo dos EUA.
No momento, o par é visto em torno de 1,1246, com os compradores parecendo prontos a quebrar a sua resistência imediata em 1,1250. Um fechamento de 4 horas acima desta zona, abriria caminho para um novo salto em direção a zona de 1,1300, logo, ordem de compra pode ser consideradas em torno de 1,1260-65.
Por outro lado, uma venda no varejo mais forte, poderia trazer alguma demanda para o USD no curto prazo, e qualquer falha em capitalizar acima dos 1,1250, poderia arrastar o preço de volta aos limites de 1,1200. Uma fuga abaixo desta última, poderia aguçar o apetite dos vendedores, logo, ordem de venda devem ser consideradas em torno de 1,1185, com alvo de curto prazo em 1,1150 e como extensão a zona psicológica de 1,1100.
No geral a configuração de alta permanece intacta, com o preço bem acima de todas as suas médias móveis, porém com o indicador técnico RSI em extrema sobrecompra, alguma correção poderá entrar no cardápio do dia.
Preço de abertura do dia: 1,1238
Máxima: 1,1256
Mínima: 1,1234