Compradores do par EURUSD mantém as rédeas de olho no PMI ISM de Serviços e do emprego ADP nos EUA
Panorama Fundamental
O dólar americano estendeu sua queda pelo segundo dia consecutivo nas terça-feira, com o interesse especulativo colocando na mesa algumas apostas de flexibilização dos apertos quantitativos, sugerindo que as taxas entre as principais economias já atingiram a neutralidade sugerida anteriormente e que mais aperto poderiam afundar as economias em uma recessão. No Entanto, as autoridades do Federal Reserve dos EUA mantêm a retórica agressiva sobre o aperto monetário, colocando a inflação acima do crescimento.
De olho na inflação, a ONU alerta que o mundo está à beira da recessão, e as nações em desenvolvimento sofrerão, e o primeiro impacto quem vai sentir será a Europa, em meio aos conflitos geopolíticos que se arrastam a meses. Enquanto isso, O USD tenta uma recuperação morna, com os futuros do Dow Jones Industrial Average caindo 150 pontos, ou 0,5%. Os futuros do S&P 500 e do Nasdaq 100 caindo 0,52% e 0,56%, respectivamente.
O que nos mostra o calendário econômico?
O calendário macroeconômico dessa quarta-feira, trará a S&P Global divulgando as leituras finais de seus PMIs de Serviços e Compostos de setembro. O foco estará nos EUA que promete uma sessão movimentada, com a divulgação do PMI oficial de serviços ISM, previsto em 56, a pesquisa de mudança de emprego da ADP de setembro e a balança comercial para o mesmo mês, dados que se vierem acima das expectativas, poderão trazer vida ao USD.
Quais as perspectivas técnicas em torno do EURUSD?
O par EURUSD ampliou seu rally em direção a um teste a sua paridade em 1.0000. No entanto a sua resistência crítica é vista em 1.0040, um ponto alto de 13 de setembro, que é sua zona de resistência chave. No momento o par é visto acima de todas as suas médias móveis de 20, 100 e 200 períodos, de acordo com o gráfico de 4 horas, pairando em torno de 0.9980 nessa sessão da Ásia de quarta-feira.
Ao fazer esse movimento, os touros validam a tendência de alta no curto prazo. O RSI é visto em território positivo um pouco abaixo de sua zona de sobrecompra, o que poderia sugerir uma correção técnica em direção a sua média maior de 200 em 0.9930, antes de pegar tração positiva para o mencionado teste. Ordens de compra devem ser procuradas enquanto o par se mantiver acima de 0.9950.
Por outro lado, um movimento abaixo dessa marca de suporte, arrastaria o preço de volta a zona de 0.9730, com os investidores de olho nos dados macro do dia, com destaque para o PMI do ISM de serviços e o emprego da ADP, que poderão apoiar uma demanda ressurgenmte em torno do fraco USD.
Preço de abertura do dia: 0.9985
Máxima: 0.9990
Mínima: 0.9954
Ponto de Pivot Diário: 0.9930