FED deve elevar juros, mas de forma gradual
Seria imprudente manter as taxas de juros em espera até que a inflação atinja a meta de 2%, disse a presidente do Federal Reserve Janet Yellen, nesta terça-feira.
Falando na Associação Nacional de Economia Empresarial, em Cleveland, a taxa-setter disse que a abordagem gradual para elevar o custo dos empréstimos nos Estados Unidos é "particularmente apropriado" à luz da inflação moderada e a taxa neutra baixa. Além disso, as incertezas vem a fortalece a idéia para aumentar as taxas de juros gradualmente, Yellen acrescentou, mas advertiu que o Fed deve ser cauteloso em movimento "muito gradualmente."
Embora os dados sugerem que o mercado de trabalho é saudável, sem folga substancial e não superaquecido, há um risco de que as expectativas de inflação não são tão bem ancoradas como eles aparecem, o decisor político afirmou. No entanto, o Fed poderia ter sido errado em suas projeções, exagerar a força do mercado de trabalho e a taxa de inflação, o que implicaria a política monetária mais acomodatícia a frente, acrescentou.