Inflação pressiona o USD

Leia o artigo no site da FBS

O que aconteceu?

A inflação nos EUA está com fôlego e chegou a 7,5% (dados do dia 10 de fevereiro). O índice de preços ao consumidor no país ficou em 0,6% (mês a mês), contra a expectativa de 0,4%.

O mercado agora projeta seis aumentos de taxa em 2022, contra os cinco projetados até um dia antes desse resultado.

Por que isso é importante?

O índice de preços ao consumidor (índice CPI) apresenta a variação no preço dos bens e serviços adquiridos pelos consumidores, sendo o principal indicador da inflação geral nos Estados Unidos.

Como a inflação é essencial para a valoração da moeda e a estabilidade econômica, o Federal Reserve precisa agir rápido para não perder o controle da situação. Portanto, a principal questão neste momento é a qual ritmo o Fed vai aumentar os juros em 16 de março. Até lá, o mercado vai aproveitar qualquer pista para prever o valor da próxima alta. 

Análise técnica

Índice do dólar americano, gráfico diário

UsDollarDaily.png

Podemos observar que o mercado não acredita que o Fed tem o controle da situação: após resultados piores que o esperado para o índice CPI, o índice do dólar americano mal subiu e teve um revés em seguida. Parece que o preço está pronto para um rompimento da linha de tendência e para a virada da tendência global.

EUR/USD, gráfico H4

EURUSDDaily.png

O par rompeu a linha de tendência de queda depois das declarações de tom hawkish dadas pelo BCE. Essa linha agora é o suporte primário. Mesmo dados piores que o esperado para o índice CPI não conseguiram jogar o preço abaixo dessa linha de tendência. Logo, supomos que o par vai subir rapidamente após uma breve consolidação. As metas para esse deslocamento são 1,1480; 1,1530 e 1,1680.

Conclusão

Somente uma declaração extremamente hawkish e um rápido aumento dos juros serão capazes de fortalecer o dólar dos EUA. Caso contrário, a tendência de alta do dólar vai apresentar um hiato de anos.

FBS Analyst Team

Compartilhe com os amigos:

Semelhante

Últimas notícias

Abertura instantânea

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.