Investidores de olho no “Rally do Papai Noel”
Panorama Fundamental
Os mercados financeiros começaram a semana com um tom bastante otimista em meio às notícias da China se afastando de sua política de zero covid.
Nessa quarta-feira teremos todos os mercados abertos depois de um longo feriado de Natal. No entanto, a semana será bem curta, já que na sexta-feira (30), as bolsas de Londres, Nova Zelândia e Austrália, estarão fechadas, o que significa baixa ou nenhuma volatilidade, logo, períodos esses que os Trader devem ter cuidado.
Vale ressaltar, que nesses períodos, os fundos de hedge, fundos mútuos e fundos de pensão fecham seus livros contábeis. Porém, os investidores ainda nutrem um fio de esperanças que o movimento agressivo em uma direção, no que geralmente pode ser chamado de “Rally do Papai Noel”, aconteça até sexta-feira. Essa corrida costuma ter como alvo primário os futuros de índices de ações, como ferramentas especulativas para grandes negociadores, que tiveram grandes perdas no ano, porém o mercado de câmbio não está isento desse movimento.
O calendário macroeconômico permanecerá escasso, já que os EUA divulgarão apenas dados de segunda linha, incluindo vendas pendentes de casas em novembro.
Fique atento à volatilidade nesses três dias que faltam para o final do ano.
Panorama técnico para o EURUSD
O par EURUSD se mantém em seu “ranger lateral”, com os touros defendendo 1.0600, e os ursos 1.0650, pois são os níveis vistos nas últimas duas semanas, e que vem respeitando os níveis de suporte e resistência, por uma perspectiva técnica.
A falta de dados significativo, coloca o par na mão do interesse especulativo de final de ano. Dito isto, a zona crítica de resistência em 1.0650 é o nível a ser vencido pelos touros para um salto mais alto em direção a 1.0700, logo ordens de compras curtas podem ser consideradas caso o preço suba acima dessa zona com um fechamento de 4 horas.
Por outro lado, um fechamento abaixo de 1.0600, precisa de um agente impulsionador que empurre o USD além de 1.0570. No entanto, ordens curtas de venda podem ser consideradas caso o preço caia abaixo dos 1.0600, mas o alvo curto entre 1.0570-1.0550. Os indicadores técnicos embora em território positivo, já mostra uma perda de impulso.
Preço de abertura do dia: 1.0637
Máxima: 1.0642
Mínima: 1.0624