Mercados amanhecem otimistas
Panorama Fundamental
Iniciamos a semana fazendo uma observação com relação a volatilidade dos mercados nesse final de mês. Os investidores deverão se manter na defensiva esperando a primeira reunião do Federal Reserve do ano no início de fevereiro para ver se ele aumenta as taxas de juros em 25 pontos-base (bps) ou 50 bps, após quatro aumentos consecutivos de 75 bps.
Os holofotes essa semana estarão nos dados de inflação do PCE, PMIs de manufatura e PIB do quarto trimestre dos EUA, que começa a chamar a atenção pelos fracos números da semana que passou, dando sinais claros que a economia americana esta encolhendo, e os mercados já se preocupam com uma possível recessão.
Mais relatórios de ganhos são amplamente aguardados, com a Microsoft, Tesla e Intel relatando seus ganhos esta semana, as grandes empresas de tecnologia começarão a divulgar seus resultados trimestrais. No entanto, eles não são as únicas empresas divulgando ganhos esta semana. A 3M, General Electric, Johnson & Johnson e Boeing também apresentarão relatórios.
O Banco do Canadá na quarta-feira, fará a sua reunião, e deve aumentar as taxas de juros em pelo menos 25bps.
Panorama técnico para o ouro
A configuração técnica de alta do par XAUUSD permanece intacta, com os touros saltando forte acima de $ 1930, em direção a sua zona de resistência e máxima de sexta-feira em $ 1937. Nessa perspectiva, enquanto o preço se mantiver acima de $ 1925, ordens de compras devem ser consideradas.
Por outro lado, caso o preço volte a ser negociado abaixo de $ 1925, ordens de vendas curtas podem ser acionadas, com alvo em $ 1915, seu nível de suporte imediato, e uma SMA de 100 períodos.
Os indicadores técnicos RSI e MACD são vistos em território positivo, porém sem uma direção clara.
Preço de abertura do dia: 1926
Máxima: 1935
Mínima: 1923