MXN, TRY e RUB: potencial inexplorado
Introdução
Moedas de países em desenvolvimento, como RUB, TRY e MXN, são instáveis por definição e por isso flutuam mais do que as moedas principais, oferecendo oportunidades de lucro mais amplas. Por outro lado, elas são normalmente mais fracas que o USD. Ou seja, é provável ver no longo prazo USD/RUB, USD/TRY e USD/MXN em alta na maior parte do tempo. Logo, tem-se nas moedas exóticas uma tendência de longo prazo previsível e quase garantida, além de oportunidades de lucro mais amplas. O que poderia ser mais interessante que isso para o trader?
USD/RUB
Poucos pares de moedas oferecem um ambiente mais rico para a análise técnica do que o USD/RUB. A multitude de altos e baixos distantes entre si dá amplo espaço para aplicar indicadores e identificar tendências. O USD ganha do RUB no longo prazo, mas ferozes batalhas o fazem oscilar há anos entre 50 e 80. Já no médio prazo, há uma iminente continuação da queda, pois o USD ainda está se recompondo após a pancada chocante dada no RUB em março. Até que o ponto de mínimo desta tendência seja atingido, qualquer alta no curto prazo sugerida pela divergência bullish provavelmente desaparecerá com um movimento bearish mais amplo.
USD/TRY
Não é a primeira e nem a última vez que o USD/TRY mergulha abaixo da MA-50 para voltar subindo em seguida. As autoridades financeiras turcas estão tentando tudo que está em seu alcance para estabilizar a lira e impulsionar a economia, o que justifica a atual consolidação acima do suporte de 6,67. Isso, porém, não mudará o arranjo fundamental, então o USD/TRY eventualmente voltará a subir. O que pode ser mais interessante que frequentes correções para baixo em uma tendência de alta mais ampla estável e garantida?
USD/MXN
Movimentações tão grandes assim geralmente não acontecem com moedas de países desenvolvidos, e não é só por causa do vírus. Em um mês, o USD/MXN foi de 18,50 para 25,35; uma alta de 27%. Atualmente, ele se encontra em um retraçamento de médio prazo e está testando o suporte da MA-100 em 21,50. É provável que vejamos ele mais abaixo na MA-50, mas o cenário fundamental não muda a fraqueza do peso mexicano. Mesmo diante das disputas, o peso cederá ao USD porque a economia mexicana não tem condições de competir com sua vizinha ao norte.
Conclusão
Pares de moedas exóticos são relativamente desconhecidos em relação a seu potencial para negócios. Eles oferecem mais espaço para análise técnica e são mais previsíveis no âmbito fundamental. Em outras palavras: tendências claras, várias movimentações e oportunidades de lucro mais amplas são o que há nos pares exóticos.