O Fed impulsionará o dólar?

Leia o artigo no site da FBS

Nesta quarta-feira (19), o Comitê Federal de Mercado Aberto – FOMC, fará a sua reunião de política monetária, às 15:00, horário de Brasília, para decidir o futuro de suas taxas, evento que estaremos acompanhando ao vivo no canal do Telegram.

Atualmente os futuros de fundos Fed (FFF) vem sugerindo uma probabilidade de 95,20% de que o banco mais poderoso do mundo deve deixar as taxas de juro inalteradas nesta reunião de novembro, o que poderíamos dizer que é um negócio fechado.

Vários membros do FOMC apontaram para as incertezas que o conflito no oriente Médio poderá trazer para a política monetária, caso esse conflito se agravasse, o que deixa alguma dúvida para ser tirada na última reunião do ano. Alguns legisladores do banco, chamaram a atenção para o aumento dos rendimentos das obrigações, que poderia soprar como um vento favorável (evitaria que aumentassem ainda mais as taxas).

Dito isto, o que chamara mais a atenção dos mercados será a declaração e a conferência de imprensa do FOMC, para mensurar se há alguma intenção de aperto mais adiante.

No geral, a curva FFF sugere o mês de janeiro 2024 como mais provável para um aumento. Logo esta reunião pode não ter o impacto das reuniões anteriores.

Taxa dos Fed Funds dos Estados Unidos

TX_juros.png

Possíveis cenários para dólar americano

Uma perspectiva pacífica da política monetária poderá desencadear uma recuperação dos ativos de risco no curto prazo, o que não seria uma má ideia, já que o dólar americano permanece firme contra uma cesta de moedas. Por outro lado, um resultado hawkish (agressivo) reafirmando a política de juros altos por mais tempo teria o efeito oposto

Panorama técnico de curto prazo EUR/USD

O par EUR/USD imprimiu um forte movimento de alta na terça-feira, chegando a ser negociado em torno de 1,0670, mas perdeu tração positiva e caiu com mais intensidade e arrastou o preço para uma mínima diária em torno de 1,0560, em meio a um dólar mais firme e com os investidores de olho na “Super quarta” do FED.

No momento o par é tem um viés de neutro a negativo, com os vendedores pressionando seu suporte inicial em 1,0570. Ordens de venda podem ser consideradas caso o preço quebre esse suporte e caia em direção a 1,0550, que seria visto como um ponto de gatilho, com alvo primário em 1,0530-20, e como extensão a sua próxima zona considerável de suporte em 1,0500-1,0495.

Por outro lado, os touros precisam de um fechamento de 4 horas acima de 1,0585, uma SMA de 200 dias que dá o apoio imediato aos vendedores. Caso esse movimento corretivo se concretize, ordens de compras podem ser consideradas nessa região, com alvo primário em 1,0613. Ainda pelo lado dos touros, seria prudente a colocação de uma ordem de compra pendente de Buy Stop em torno de 1,0620, com alvo na máxima da semana em 1,0670.

No geral, os próximos movimentos do par estarão sujeitos aos dados macro dos EUA agendados para esta quarta-feira, pois além da reunião do FOMC, estarão sendo liberados o Emprego ADP, e as ofertas de emprego da JOLTS, além do PMI Industrial ISM.

Preço de abertura do dia:  1,0574

Máxima semanal: 1,0670

Mínima semanal: 1,0547

Viés: Neutro/Baixo

Gráfico 4 Horas

EURUSDH4_01.png

Mercado a ser observado: EUR/USD, USD/JPY, WTI Crude Oil, Ouro, S&P 500, Nasdaq 100, Dow Jones

NEGOCIE COM A FBS

Hamilton Lopes

Compartilhe com os amigos:

Semelhante

Últimas notícias

Abertura instantânea

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.