O PIB do Reino Unido pode confirmar o início de uma longa recessão
Panorama Fundamental
Estamos iniciando uma semana bastante movimentada em todos os sentidos. No cenário geopolítico, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, propôs o nono pacote de sanções contra a Rússia depois de concordar com os parceiros do G-7 em introduzir um teto de preço para o petróleo russo no início deste mês em US$ 60 o barril.
Em termos de calendário econômico, será a semana dos Bancos Centrais, começando pelo que FOMC se reúne na quarta-feira (14), com os investidores não de olho no percentual, se será de 50 pontos bases ou 75 pontos, mas sim na “taxa terminal” do Fed, que poderá ou não, desacelerar o ritmo de aumento das taxas.
Logo em seguida, na quinta-feira, é a vez do Banco da Inglaterra (BoE), e o Banco Central Europeu, este último, em meio a ligeira queda do IPC, poderá aumentar as taxas em 50bps.
Resumindo todo o contexto, com as reuniões dos bancos centrais (FOMC, BOE, BCE e SNB da Suíça) e com os dados do IPC dos EUA e do Reino Unido, esta certamente será sem dúvidas a semanas mais explosiva do ano. “Nitro glicerina pura!!!”
Recessão no Reino Unido já é uma realidade, mas a libra se mantem resiliente
A economia britânica contraiu 0,6% mês a mês em setembro de 2022, após um declínio revisado para baixo de 0,1% em agosto e pior do que as previsões do mercado de queda de 0,4%. Marca o segundo mês consecutivo de queda da atividade econômica e provavelmente o início de uma longa recessão.
Panorama técnico para o GBPUSD
Não muito diferente de seu cruzamento europeu, o par GBPUSD, depois que encontrou forte resistência em torno de 1.2350, e com a formação de um topo duplo, vem apresentando um movimento de queda nessa sessão de Tóquio, iniciada na sexta-feira (09), com só vendedores mirando a zona de suporte psicológico de 1.2200.
Dito isto, ordens de vendas devem ser consideradas abaixo de 1.2180, com alvo primário em 1.2100. Embora o indicador MACD seja visto sem direção em território positivo, o RSI já é visto cruzando com força a sua linha média de 50 para o lado negativo, sugerindo vendas adicionais.
Por outro lado, os touros agora precisam defender esse suporte psicológico, e encontrar uma nova rodada de ofertas acima de 1.2270, para então estender o salto em direção a 1.2350, logo ordens de compra devem ser consideradas em torno de 1.2275.
A configuração técnica está de neutra a positiva no curto prazo. Logo mais o Reino Unido publicara o número do crescimento de seu PIB
Preço de abertura do dia: 1.2258
Máxima: 1.2264
Mínima: 1.2211