OPEP estende cortes de produção de petróleo em nove meses
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) concordou em Viena nesta quinta-feira sobre estender o acordo de redução de produção em nove meses, o que significa que estará em vigor até o final de março de 2018.
No começo do dia, os delegados da OPEP e os membros não-OPEP estavam reunidos em Viena para discutir a possibilidade de estender o acordo histórico, que deve expirar no final de Junho.Em novembro de 2016, a OPEP e os membros não-OPEP, incluindo a Rússia, decidiu reduzir a sua produção global acumulada por 1,8 milhão de barris por dia, em um esforço para impulsionar os preços do petróleo. O acordo tem rendido bons resultados, o que levou a Rússia e Arábia Saudita a pressionar por uma extensão de nove meses que daria ao mercado tempo suficiente para reequilibrar.
No entanto, existem preocupações sobre o crescimento da produção de petróleo dos EUA, com os estoques já elevados globalmente e o plano apresentado em proposta de orçamento fiscal do presidente norte-americano Donald Trump para o ano de 2018 é vender metade dos estoques de petróleo de emergência do país.
Os preços do petróleo estão ainda a apanhar com a notícia de que o preço do West Texas Intermediate para assentamentos em julho caiu 0,76%, negociado por US $ 50,94 por barril, enquanto referência internacional Brent para entrega em agosto perdeu 0,52%, para negociação por US $ 53.92 por barril em 12:27 pm CET.