Os Número do IPC poderão definir a postura do BoE
Panorama Fundamental
Nesta quarta-feira, a União Europeia publicará as estimativas finais do Índice Harmonizado de Preços ao Consumidor (IHPC) de junho, com projeção para 5,5% em relação ao ano anterior.
Os comerciantes da libra britânica estarão atentos aos números da inflação no Reino Unido. Do outro lado do Atlântico, os Estados Unidos lançarão o início da habitação e as licenças de construção em junho.
O cenário geopolítico não é nada animador. Depois de encerrar o acordo que liberava a escoação de grãos, mísseis russos atingem as cidades portuárias da Ucrânia
Taxa de Inflação do Reino Unido
A inflação dos preços ao consumidor no Reino Unido manteve-se estável em 8,7% em maio de 2023. A expectativa para o mês de junho é que o IPC tenha recuado para 8.2%, seguindo a tendência global de arrefecimento. No entanto a taxa permanece significativamente mais alta do que a meta do Banco da Inglaterra de 2,0%
Panorama técnico de curto prazo GBP/USD
Vendedores do GBP/USD mantem a pressão em torno de 1,3000, antes da inflação do Reino Unido. O movimento corretivo em trono do par entra no quarto dia, com os ursos dispostos a estender o movimento de queda.
Olhando para baixo, uma combinação de fatores pode ajudar a derrubar ainda mais o preço, e para isto, basta que os números do IPC do Reino Unido venham abaixo do esperado; logo, um movimento sustentado abaixo dos 1,3000, poderia abrir as portas para um mergulho mais profundo em direção aos limites de 1,2880-85, onde o preço encontra uma SMA de 100 períodos de alta, que reforça o apoio aos touros.
Olhando para o alto, os compradores da libra, precisam defender esse importante suporte de 1,3000, e trazer o preço de volta aos limites de 1,3050, onde ordens de compra podem ser acionadas, com alvo primário em 1,3100, e como extensão 1,3150. No entanto, as apostas agressivas em torno do BoE, somado a um IPC acima do previsto, seria o carro chefe para empurrar o preço mais alta em direção a zona de 1,3200, que permanece no radar.
Preço de abertura do dia: 1,3033
Máxima: 1,3041
Mínima: 1,3012