Preocupação com o crescimento global fortalece o Iene
Visão Fundamentalista e técnica:
Como analisado na semana passada, as possibilidades de um possível rompimento na região de 111.00, onde o par teria como primeiro alvo a região de 110.00, e, posteriormente, 109.00, aconteceu o previsto. O par USD / JPY ficou abaixo do preço de 110, sendo negociado, até o momento, na região de 109,90, fato que sugere que o mercado se tornou mais preocupado com o fraco crescimento econômico global.
O comportamento do par estava ligado ao rendimento do Tesouro dos EUA , já que o rendimento da nota de 10 anos subiu para 2,47%, à frente da abertura, para depois cair para 2,38%, o menor desde dezembro de 2017.
Já o número macroeconômico do Japão trouxe de volta o desânimo, com o Índice de Atividade de toda a Indústria em janeiro, que teve um resultado de -0,2%, perdendo as expectativas do mercado de avanço de 0,2%. No entanto, a inversão da curva de rendimentos dos EUA pesou mais, impulsionando a demanda por portos seguros: iene e ouro.
O Japão divulgará logo mais, às 20:50h (horário de Brasília), o Preço de Serviço Corporativo de fevereiro, anteriormente, em 1,1%, bem como o Resumo de Opiniões do BOJ.
Agora, de volta à zona de preço de 109.00 o par é tecnicamente pessimista, já que parece estar pronto para estender seus ganhos de acordo com o gráfico de 4 horas, que mostra uma posição de consolidação. A partir dessa região pode acontecer uma reação dos Bulls
O indicador técnico (RSI) no gráfico mencionado retomou seu declínio dentro de níveis negativos, após a correção das condições de sobrevenda atingidas no início do dia.
Os níveis de suporte, a serem observados, encontram-se nas regiões de 109.70 e 109.15.
Já no lado positivo as atenções estarão voltadas para a resistência chave, em 110.300.