Será que o Banco do Japão será provocado a intervir no câmbio depois que o USDJPY cruzou a barreira de 146.00
Panorama Fundamental
Iniciamos a quarta-feira com os mercados de olho nos dados macro dos EUA, onde a ata da reunião de setembro do Fed será divulgada nessa quarta-feira e deverá trazer a data da próxima reunião do banco mais poderoso do mundo.
O conflito comercial Sino-americana, ganha um novo capitulo, com o Departamento de Comércio dos EUA colocando regras abrangentes destinadas a impedir a China de obter ou fabricar chips e componentes importantes para supercomputadores, fato que poderia afetar outras partes da cadeia de suprimentos que usam tecnologia americana. Enquanto isso, segundo a secretaria do Tesouro Janet Yellen, a economia dos EUA está ‘indo bem’ em meio à incerteza econômica global.
A pandemia ainda não acabou e a China corre para controlar novos casos de Covid em todo o país, o que poderia sugerir novos bloqueios.
Será que o Banco do Japão será provocado a intervir no câmbio?
Os comerciantes do USDJPY devem prestar atenção a quaisquer movimentos dos formuladores de políticas do BOJ para defender o iene, por meio de intervenção no mercado. Igualmente importantes serão os rendimentos dos Títulos, a ata da reunião do FOMC, os números da inflação nos EUA.
Quais as perspectivas técnicas em torno do USDJPY?
O par USDJPY é visto acima da região que provocou a intervenção do Banco do Japão ao cruzar a barreira de 146.00, e renova a alta de 24 anos em 146.30, nessa sessão da Ásia. Ao fazer esse movimento, abre-se as portas para novas e robustas altas, seu proximo nível a ser observado está em 147.00, acima da qual a máxima de agosto de 1998 aguardaria o preço. No entanto, um Fed hawkish, pode empurrar os formuladores de políticas japoneses a realizar uma nova intervenção no câmbio para defender o iene, logo seria prudente uma ordem de venda pendente nos limites de 144.80, com o alvo definido entre 141.40 e 140.48-50, afim de aproveitar o crash caso ele ocorra. Atenção!!
Preço de abertura do dia: 145.82
Máxima: 146.38
Mínima: 145.66
Ponto de Pivot Diário: 145.73