Touros da libra mostra resiliência frente ao dólar
Panorama Fundamental
A moeda americana ficou sob forte pressão de venda na quarta-feira, em meio o renovado apetite ao risco, abrindo mão de grande parte dos ganhos. O otimismo sobre um possível retorno econômico na China, depois da flexibilização das restrições a Covid, alimentou a demanda por ativos de alto rendimento.
As Atas do FOMC mostraram que os formuladores de políticas do Federal Reserve não estão projetando nenhum corte nas taxas em 2023, e o presidente do Fed de Minnesota, Neil Kashkari, foi ainda mais agressivo, dizendo que seria apropriado continuar a aumentar as taxas “pelo menos nas próximas reuniões” até que a inflação atinja o pico e prevê a taxa dos Fundos Federais em 5,4%, fato que poderá beneficiar o dólar no curto prazo, depois que o mercado voltar a sua normalidade.
O governador do BOJ, Haruhiko Kuroda , defendeu mais flexibilização da política para aumentar os salários.
Nessa quinta-feira, a Alemanha divulgará a Balança Comercial de novembro, enquanto a Zona do Euro divulgará o Índice de Preços ao Produtor do mesmo mês. Nos EUA, o foco estará no emprego, já que o país divulgará o relatório de emprego da ADP, uma prévia antes do Nonfarm Payrolls na sexta-feira.
Panorama técnico para o GBPUSD
O GBPUSD é negociado lateralmente na manhã dessa quinta-0feira na Ásia, depois que recuperou o terreno perdido no início da semana, e se mantem em zona de conforto em torno de 1.2050.
As preocupações com uma recessão no Reino Unido vêm prejudicando a demanda pela libra, porém sem dar muito espaço aos ursos do par, se mantendo resiliente acima de 1.1900. No curto a tendência lateral já é fletida pelo indicador técnico RSI, que é visto pairando em torno de sua linha média de 50, sem uma direção definida.
O MACD embora em território positivo, também apresenta essa falta de direção. Dito isto, uma fuga abaixo de 1.2035 sua resistência intermediria, e que recebe reforço das médias móveis maiores, seria o gatilho para vendas, com alvo em 1.1960.
Por outro lado, os touros teriam melhores chances, caso o preço saltasse acima dos 1.2100, onde ordens de Buy Stop devem ser consideradas em torno de 1.2120, com alvo em 1.2187
Preço de abertura do dia: 1.2053
Máxima: 1.2077
Mínima: 1.2044