Uma pausa antes da tempestade
Panorama Fundamental
Terminamos uma semana de volatilidade baixa em meio à ausência de números de primeira linha, e ao apagão do Pré-FED, já que os números resilientes da economia americana sugerem que o banco central americano poderá estender a sua política de aperto, e os juros especulativos carecem de certezas sobre seus próximos movimentos na política monetária.
Outro fator que manteve os investidores cautelosos, são as decisões dos principais bancos centrais na próxima semana. O Federal Reserve dos EUA, o Banco Central Europeu, o Banco Nacional da Suíça e o Banco da Inglaterra fornecerão atualizações de política monetária.
Para essa sexta-feira, a União Europeia não publicará dados macroeconômicos, enquanto os EUA divulgarão o Índice de Preços ao Produtor de novembro, e a estimativa preliminar do Índice de Sentimento do Consumidor de Michigan de dezembro.
O índice da Bolsa S&P 500 está na corda bamba
Os contratos futuros de ações estão estáveis na noite dessa quinta-feira, com os investidores aguardando a divulgação nessa sexta-feira do relatório do índice de preços ao produtor (IPP) de novembro, que fornecerá mais informações sobre como os aumentos das taxas de juros do Federal Reserve estão funcionando para domar a alta inflação.
Os futuros vinculados ao Dow Jones Industrial Average caíram 21 pontos, ou 0,06%. Os futuros do S&P 500 e do Nasdaq 100 caíram 0,05% e 0,06%, respectivamente.
No início do dia, o S&P 500 se recuperou para interromper uma série de perdas de cinco dias - sua maior sequência desde outubro.
Panorama técnico para o SP 500?
O S&P 500 fechou a quinta-feira em alta e encerrou a maior sequência de perdas desde outubro, preservando a zona de 3900, onde o índice encontrou um forte apoio.
Porém esse fechamento de alta poderia sugestionar apenas um respiro antes de novas quedas pesas, já que na próxima semana será decisiva com a reunião do FED. O ativo é negociado em torno de 3962, nessa manhã de sexta-feira na Ásia, logo ordens de compra devem ser consideradas, caso o preço suba além dos 3970, com alvo primário nos 4000 pontos.
Alternativamente, ordens de venda podem ser executadas, caso o preço perca a perspectiva de 3940 pontos, seu suporte intermediário, antes dos 3900.
Como sugestão, ordens de Sell Stop podem ser posicionadas em trono de 3880, e ordens Buy Stop, acima dos 4000 pontos, isso, visando a próxima semana.
Preço de abertura do dia: 3964
Máxima: 3969
Mínima: 3960