A estimativa para os números finais é que o PIB do quarto trimestre se mantenha na casa dos 3,2%, mostrando uma economia aquecida
BCE promete manter a política monetária apertada
2022-12-15 • Atualizado
Panorama Fundamental
O Federal Reserve elevou as taxas de juros em 50 pontos-base, conforme amplamente esperado pelos mercados, no entanto, as previsões apontam para taxas mais elevadas no próximo ano para 5,1%, muito além do que os mercados queriam ouvir. Cabe relembrar que em 2021, o Fed projetou que as taxas atingiriam 0,90% e, após a decisão final do ano, os custos dos empréstimos atingiram uma faixa final de 4,50%. Esta não é a primeira vez que as previsões do Fed falham nas estimativas.
Embora o presidente do FED não tenha dado nenhuma dica dovish, os participantes do mercado a princípio estão ignorando as palavras duras de Powell e devem se apegar ao sentimento otimistas de final de ano.
Falando de calendário econômico, parece que teremos uma quinta-feira bastante promissora em termos de movimento, já que três bancos centrais europeus darão as cartas . O Banco Nacional da Suíça (CHF), o Banco da Inglaterra (GBP) e o mais aguardado do dia o Banco Central Europeu, porém os três tem algo em comum, é consenso de mercado que todos subam 50 pontos bases em suas taxas para dezembro acompanhando o FED dos EUA, porém sem descartar uma surpresa por parte de um desses bancos.
Completando o calendário macroeconômico do dia, os EUA publicarão as suas Vendas no Varejo, com previsão de queda.
Será que o BCE acompanhará o FED na diminuição do percentual das taxas?
Os formuladores de políticas do Banco Central Europeu concordaram que o banco central deve continuar normalizando e apertando a política monetária para combater a inflação alta, mesmo no caso de uma recessão superficial. No entanto, os últimos números do IPC já levaram o banco as aumentar as taxas em 50bps, podendo decrescer para 25bps nas próximas reuniões. Logo, quanto menos agressivo for o BCE, mais chances de recuperação do dólar americano.
Panorama técnico para o EURUSD
O par EURUSD imprimiu um forte movimento bilateral após a decisão de taxas nos EUA, chegando a cair forte em direção a 1.0600, mas os touros ignoraram a fala dura de Powell, recuperando todo território perdido, e agora é visto lutando em torno de 1.0660, antes da decisão de taxas do BCE.
A configuração técnica permanece favorecendo aos compradores, com o preço acima de todas as suas médias móveis, embora os indicadores técnicos RSI e MACD sugiram uma pausa antes de novas apostas.
Dito isto, a sua zona de resistência é vista entre 1.0680-1.0700, uma forte barreira que os touros precisam eliminar para pavimentar o caminho para a grande resistência de seis meses em 1.0770. Logo ordens de compra devem ser consideradas acima de 1.0715-20, com alvo primário nessa grande resistência.
Por outro lado, caso os touros não consigam capitalizar esse movimento em torno do BCE, o par então corre o risco de deslizar forte, logo, caso o preço caia abaixo de seu suporte imediato em 1.0650, ordens de venda devem ser consideradas com alvo primário em 1.0600, e como extensão 1.0550.
Preço de abertura do dia: 1.0680
Máxima: 1.0682
Mínima: 1.0659
Gráfico Horário
Semelhante
As especulações de que as autoridades do BOJ irão intervir para conter qualquer fraqueza adicional do JPY mantêm um limite para quaisquer ganhos adicionais
Opiniões divergentes dos oradores do Fed sobre cortes de taxas prejudica o desempenho do USD
Últimas notícias
Depois da queda no mês de março em cerca de 26 mil vagas de emprego, a expectativa do mercado é de nova queda para 8,790M para o mês de fevereiro do mesmo ano
Nesta segunda-feira, primeiro dia do mês de abril, os EUA liberam os números dos PMIs da S&P Global e do ISM para a indústria
Todas as atenções estarão nos preços básicos do PCE (núcleo) dos EUA, que excluem alimentos e energia para o mês de março, com a expectativa de que os números venham abaixo do mês anterior, que registraram um aumento de 0,4%