Inflação, alta dos juros e guerra: como ficará o EUR/USD?

Inflação, alta dos juros e guerra: como ficará o EUR/USD?

2022-06-24 • Atualizado

O EUR/USD caiu para 1,0756; seu menor patamar desde maio de 2020, graças à pressão exercida pelo tom acomodativo do Banco Central Europeu em relação à política monetária. E agora?

Como o BCE vê a alta dos juros?

O BCE manteve os juros inalterados, tal como esperado, e confirmou que vai encerrar o programa de compra de títulos no terceiro trimestre. Christine Lagarde, presidente do Banco, disse que é “cedo demais” para discutir uma política contracionista e comentou que o aumento da taxa poderia vir “a certo momento” após o fim do programa de compras de ativos (APP). A declaração reafirmou a atual política dovish por vários motivos:

  1. As consequências da atual guerra entre a Rússia e a Ucrânia afetam as economias na Europa e também em outros continentes.
  2. A alta dos preços da energia e das commodities afeta a demanda e provoca desaceleração da produção e alta da inflação.
  3. Os problemas nas cadeias de abastecimento e comércio geram mais uma escassez de materiais e acessórios.

BCE pressionando o euro e Fed dando fôlego ao dólar

Com o BCE firme em sua política expansionista, o EUR se encontra sob pressão de queda e pode cair mais ainda no futuro próximo. Já o USD retomou sua força com os comentários de tom hawkish feitos pelo Fed.

Ao contrário do Fed, que deve aplicar um aumento de 0,50% nas taxas na reunião de maio e um aumento de 0,25% em cada uma das outras cinco reuniões de 2022, o BCE não está com pressa para subir os juros. O Fed comprou o último dos títulos em março e aumentou os juros no mesmo mês. No BCE, porém, isso ainda vai levar algum tempo para acontecer: a primeira alta dos juros na zona do euro pode vir em setembro.

Por que o euro vai continuar caindo?

  1. O BCE, com seu posicionamento acomodativo, não vai conseguir acompanhar o Fed, mesmo aumentando os juros.
  2. A Europa encara um cenário alarmante provocado pela inflação histórica de 7,5% e o baixo crescimento em meio à crise na Ucrânia.
  3. Os preços do petróleo estão se preparando para o próximo rally altista. As contas de energia vão assombrar os lares europeus.
  4. Há um crescente temor de recessão na zona do euro.
  5. O dólar americano está forte e recebe apoio de todos os cantos: o ciclo contracionista mais acentuado do Fed em muitos anos, a forte retomada dos rendimentos do Tesouro americano (curva de juros) e a recorrente incerteza no mercado global em meio à guerra Rússia-Ucrânia. O índice do dólar (DXY) deve ampliar seus ganhos após se consolidar acima de 100,00; seu maior patamar em quase dois anos.

Como vai ficar o EUR/USD?

Após o EUR ter caído abaixo de 1,0800 pela primeira vez, em abril de 2020, o gráfico mostra que o cenário baixista segue intacto. Se o EUR/USD continuar indo abaixo de 1,0800 (nível psicológico e também o menor nível em dois anos), a pressão de venda técnica pode aumentar e rebaixar o par para 1,0770; 1,0760 e 1,0730. A próxima grande meta pelo lado de baixo é 1,0635; o menor preço desde março de 2020.

A perspectiva de curto prazo também é baixista, com o par se mantendo abaixo das médias móveis baixistas.

eurusd-d1-fbs-inc.png

 ENTRAR

Semelhante

Os comerciantes aguardam a decisão da taxa de juros do BoE
Os comerciantes aguardam a decisão da taxa de juros do BoE

Nesta quinta-feira (2i), o Banco da Inglaterra, fará a sua reunião de política monetária, às 09:00, horário de Brasília. Especula-se que os dados de inflação do IPC de fevereiro mais frio, poderão manter o BoE no rumo certo para começar a cortar as taxas de juro nos próximos meses

Taxa de inflação no Canadá
Taxa de inflação no Canadá

O Índice de Preços ao Consumidor no Canadá diminuiu 0% em janeiro de 2024 em relação ao mês anterior. No entanto, esperasse que tenha subido para 0,6% no mês de fevereiro

Últimas notícias

As expectativas dos mercados giram em torno do PCE dos EUA
As expectativas dos mercados giram em torno do PCE dos EUA

Todas as atenções estarão nos preços básicos do PCE (núcleo) dos EUA, que excluem alimentos e energia para o mês de março, com a expectativa de que os números venham abaixo do mês anterior, que registraram um aumento de 0,4%

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera