
O clima de risco e os comentários agressivos de Powell do FED sustentam a força USD
2022-05-26 • Atualizado
A inflação (=aumento generalizado e contínuo dos preços de uma economia) é um fenômeno econômico muito importante, afetando praticamente todos os investimentos em ativos financeiros no mercado de capitais. Por isso, para investidores e traders faz-se necessário entender a dinâmica da inflação e algumas de suas causas. Uma das causas que influencia na inflação é o nível de atividade econômica. Quando uma economia se encontra aquecida, com desemprego muito baixo e bastante pressão de demanda, os preços tendem a acelerar, provocando o surgimento de inflação. Isso também ocorre por pressão nos aumentos de salários no mercado de trabalho, e no repasse desses custos pelas empresas em seus produtos e serviços. Esse aumento de salários e preços, se for muito forte, pode, portanto, causar inflação.
Uma segunda causa para a inflação seria a desvalorização cambial. Com a desvalorização cambial, as importações ficam mais caras, e isso pode acarretar num aumento de preços no mercado doméstico para produtos que dependam justamente de importações do exterior, refletindo sobre toda a economia. Com a apreciação cambial, por sua vez, a inflação tende a cair. Um terceiro causador da inflação seriam os choques de oferta, representando um aumento nos preços de insumos (como commodities) importantes, os quais tendem a afetar a economia inteira, como é o caso da gasolina e combustíveis derivados do petróleo. Mas enfim, quais são os principais indicadores de inflação de uma economia? Geralmente esses indicadores envolvem os chamados ‘índices de preços ao consumidor’ os quais são coletados pelos departamentos de estatísticas de cada país.
No calendário econômico da FBS, os clientes podem encontrar alguns importantes indicadores a respeito de inflação:
Vemos por exemplo que o aumento na taxa de inflação da Suíça entre abril de 2021 (0.3%) e março de 2022 (2.4%) pareceu ter sido (em parte) reflexo da desvalorização do franco (CHF) frente a seus pares internacionais, sobretudo o USD. No gráfico abaixo vemos a valorização do USD frente ao CHF no período assinalado.
Vemos por exemplo que o aumento na taxa de inflação da Zona do Euro entre janeiro de 2021 (0.9%) e março de 2022 (7.5%) pareceu ter sido (em parte) reflexo da desvalorização do Euro (USD) frente a seus pares internacionais, sobretudo o USD. No gráfico abaixo vemos a desvalorização do EUR frente ao USD no período assinalado.
O clima de risco e os comentários agressivos de Powell do FED sustentam a força USD
O acordo Brexit poderá trazer tensões entre o Reino Unido e a EU e pesar sobre a libra
Pedidos de Bens Duráveis dos EUA, e discurso de Lagarde do BCE são aguardados
A Declaração de Taxa RBA poderá impulsionar os touros do par no curto prazo
Atas do FOMC e do BCE podem trazer clareza aos investidores em meio ao medo da recessão
A bolsa americana fechou seu pior primeiro semestre em mais de 50 anos, graças à tentativa do Fed de controlar a inflação e aos crescentes temores de uma recessão.
A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.
Seu pedido foi aceito
Um gerente ligará para você em breve.
O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em
Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo
Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde
Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!
O livro de câmbio para iniciantes vai guiar você pelo mundo do trading.
Nós enviamos um link especial para o seu e-mail.
Clique nesse link para confirmar seu endereço e receber um guia Forex para iniciantes gratuito.