Ciclos De Crédito na Economia e o Caso Brasileiro

Ciclos De Crédito na Economia e o Caso Brasileiro

2023-03-10 • Atualizado

Ciclos de crédito (ou ciclos de alavancagem) representam momentos na economia de um país em que as famílias e as empresas se endividam, para investir ou para gastar em segmentos diversos, o que acaba influenciando positivamente o nível de atividade econômica geral, fazendo o PIB crescer. Uma das formas de se medir o nível de alavancagem de uma economia se dá pela divisão do volume de crédito sobre o PIB. No Brasil tivemos um ciclo de alavancagem bastante significativo entre os anos de 2004-2014. No site do Banco Central, vemos que o nível de crédito (envolvendo crédito mobiliário e imobiliário, crédito para consumo, cartão de crédito, crediários, financiamento de veículos, etc...) sobre o PIB pulou de cerca de 25% em 2002 e 2003 e chegou a quase 54% em 2015. Esse grande ciclo de alavancagem promoveu o crescimento da economia brasileira nesse período, transformando-se em seu principal motor.

 

Crédito / PIB

 Picture7.png

FONTE: Banco Central: https://api.bcb.gov.br/dados/serie/bcdata.sgs.20622/dados?formato=csv

 

No entanto, um dos principais problemas em relação ao aumento no PIB impulsionando pelo crédito é que esse tipo de crescimento tende a ser insustentável no longo prazo. Pois, quando as famílias e empresas se veem muito endividadas, elas começam a se desalavancar, tendo de pagar as dívidas contraídas e provocando um esfriamento no ciclo de expansão e investimento agregados da economia. Após 2014, o Brasil viveu um período de desalavancagem das famílias, em resposta ao ciclo expansionista do período anterior, influenciando na posterior queda do PIB brasileiro.

Taxa de Crescimento do PIB brasileiro (2000-2020)

Picture6.png

FONTE: Banco Mundial. URL: https://data.worldbank.org/indicator/NY.GDP.MKTP.KD.ZG?locations=BR

 

A partir de 2016, há uma menor proporção do crédito sobre o PIB, indicando assim uma menor disposição ao endividamento por parte dos agentes econômicos. Ao mesmo tempo, quando o consumo está contraído, os empresários tendem a investir menos, uma vez que parte da capacidade de produção instalada começa a ficar ociosa. Já em 2020, observamos um movimento anticíclico, substanciado no aumento do crédito bancário como uma resposta à pandemia de COVID-19. Com isso, em dezembro de 2020 o volume de credito sobre o PIB voltou a atingir o patamar de 54 %. Por fim, como isso tudo poderia ser aplicado ao mercado de câmbio? Simples, em ciclos de expansão, torna-se mais rentável investir em renda variável, com uma tendência de apreciação da moeda nacional frente a outros pares.

Taxa de Câmbio USD/BRL (2000-2020)

Picture5.png

FONTE: Trading Economics. URL: https://tradingeconomics.com/brazil/currency

 

Na FBS, o cliente pode operar o par USD/BRL pelas contas Cent e Standard tanto no MT4 quanto no MT5. Para mais informações, consulte nossos instrumentos de negociação pelo link: Opere Forex com a FBS | Especificações da conta Standard 

Semelhante

Os comerciantes aguardam a decisão da taxa de juros do BoE
Os comerciantes aguardam a decisão da taxa de juros do BoE

Nesta quinta-feira (2i), o Banco da Inglaterra, fará a sua reunião de política monetária, às 09:00, horário de Brasília. Especula-se que os dados de inflação do IPC de fevereiro mais frio, poderão manter o BoE no rumo certo para começar a cortar as taxas de juro nos próximos meses

Taxa de inflação no Canadá
Taxa de inflação no Canadá

O Índice de Preços ao Consumidor no Canadá diminuiu 0% em janeiro de 2024 em relação ao mês anterior. No entanto, esperasse que tenha subido para 0,6% no mês de fevereiro

Decisão da taxa de juros do RBA e BOJ
Decisão da taxa de juros do RBA e BOJ

Na terça-feira (19), o Banco do Japão (BOJ) e o Banco da Reserva da Austrália (RBA), estarão realizando a sua reunião de política monetária, às 00:00 e 00:30, respectivamente, horário de Brasília.

Últimas notícias

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera