A preocupação com a oferta global mais restrita provocada pela escalada do conflito no Médio Oriente poderá impulsionar os preços do petróleo neste início de semana
O gás está “cheio de gás”
2023-11-17 • Atualizado
Assim como o petróleo, o gás natural é produto da decomposição da matéria orgânica, geralmente de antigos microrganismos marinhos depositados nos últimos 550 milhões de anos. Gás e petróleo costumam ser vizinhos nas profundezas do subsolo. Por conta disso, seus preços às vezes se correlacionam. Mas o gás disparou nas últimas semanas, valorizando mais de 17% desde 18 de agosto. O que explica tamanha movimentação e como podemos ganhar dinheiro com o trading de gás global?
Últimas notícias:
- Furacão Ida compromete produção de petróleo e gás.
- Reunião da OPEP+ deve frear os aumentos na produção de petróleo.
- Preços do gás natural em alta desde a semana passada, com futuros nas máximas de dois anos por conta da inflação em alta e dos cortes de produção.
O que afeta o preço do gás?
A avaliação do mercado de gás natural deve começar com algumas questões básicas. Geralmente, há um conjunto de motivos por trás das variações nos preços dessas commodities:
- A lei da oferta e da demanda regula os preços, assim como em quase todas as commodities.
- Na tendência geral de longo prazo, a oferta de petróleo e gás de alta qualidade é fixa, ao passo que a demanda global aumenta com o crescimento populacional e econômico.
- Há um crescente consenso de que o mundo está passando por transformações estruturais provocadas pela transição no setor de energia e pelo esforço das empresas em diminuir a pegada de carbono.
Vejamos os motivos para criar uma previsão para os preços do gás natural. Por ora, a demanda não mostra qualquer sinal de desaceleração. Entre 2009 e 2020, o consumo global de gás aumentou 30%, com os serviços públicos e as indústrias aproveitando o boom de produção. Mesmo em plena covid-19, especialistas esperam que a demanda suba ainda mais nos próximos 10 anos.
Fonte: https://www.iea.org/data-and-statistics/charts/global-natural-gas-demand-by-scenario-2010-2030
Na questão ecológica, empresas e países estão adotando o gás em seus sistemas de abastecimento elétrico. A migração para o gás natural pode ser feita com relativa rapidez e economia, além de ter impacto considerável na redução de emissões. O gás natural tem a queima mais limpa entre os combustíveis fósseis e emite quase 50% menos CO2 do que o carvão. Alternativas renováveis, como energia eólica e solar, ainda estão numa fase incipiente demais para gerar energia suficiente e ser uma opção barata.
O futuro brilhante do gás
Já há sinais pelo mundo que a oferta vai ficar escassa:
- Fora a enorme expansão no Qatar, são poucos os novos projetos de exportação de gás natural liquefeito (GNL) iniciados desde 2020.
- O governo ainda não fechou questão no que se refere às políticas de redução de emissões, então os produtores têm menos disposição para assinar acordos de abastecimento de longo prazo.
- Importantes projetos de gasodutos enfrentam entraves e as perfuradoras sofrem pressão dos investidores, que procuram evitar o excesso de oferta de gás. Além disso, os grandes produtores de gás natural têm muito poder concentrado em suas mãos e conseguem controlar os preços para eliminar concorrentes menores.
Nem mesmo uma alta dos preços na próxima década vai ser suficiente para reduzir drasticamente a demanda por combustíveis. O que podemos afirmar por enquanto é que o gás está cada vez menos dependente das cotações de petróleo, e que tal tendência vai continuar.
Análise técnica
Nos gráficos, o gás natural dos EUA está a dias de um aumento da volatilidade. Por ora, o preço está se consolidando em um triângulo, e o rompimento vai decidir seu futuro. Em caso de mais crescimento, é bem provável que se forme uma divergência RSI, sinalizando um pullback.
Gráfico H4 de XNG/USD
Suporte: 5,60; 4,94; 4,20
Resistência: 6,30; 6,50; 7,00.
Para operar gás natural, é necessário ter uma estratégia de negociação. Para ter uma estratégia, é necessário entender melhor o ativo. Veja algumas dicas para traders que certamente vão ajudar.
- Procure em nosso site artigos sobre o cenário de curto prazo no mercado de energia para ficar por dentro das últimas tendências.
- Convém conferir as especificações de contrato para futuros de energia, para calcular os seus riscos.
- Analise ativos relacionados, como Brent e petróleo bruto. O preço tende a se correlacionar entre eles.
- Utilize análise técnica e determine os níveis de suporte e resistência para o preço.
Se for para realizar análise técnica por meio de indicadores técnicos, o RSI é o melhor para o gás atualmente, pois ele pode te mostrar as divergências entre o indicador e o preço, além de conseguir identificar uma possível reversão antes dos demais.
Nenhum crescimento dura para sempre. Embora o preço do gás tenha disparado nas últimas semanas, na maior parte do tempo ele carece de volatilidade. Quando acabar esta “temporada de gás”, pense nas criptomoedas, pois estas são muito mais voláteis. Ademais, o trading de cripto 24h significa que você não precisa ficar esperando o mercado abrir — basta abrir a sua plataforma de negociação FBS ou o MetaTrader e aproveitar as possibilidades oferecidas pela conta de negociação cripto.
Agora que sabe como operar gás natural, o que você está esperando?
Semelhante
O cumprimento dos cortes de produção da OPEP+ aumentou, com as exportações a caírem cerca de 900.000 barris em fevereiro, o nível mais baixo desde agosto/23
A produção de petróleo dos EUA estabeleceu um recorde de 13,3 milhões de barris por dia em dezembro, antes de recuar para 12,6 milhões de bpd em janeiro devido às tempestades de inverno
Últimas notícias
Depois da queda no mês de março em cerca de 26 mil vagas de emprego, a expectativa do mercado é de nova queda para 8,790M para o mês de fevereiro do mesmo ano
Nesta segunda-feira, primeiro dia do mês de abril, os EUA liberam os números dos PMIs da S&P Global e do ISM para a indústria
Todas as atenções estarão nos preços básicos do PCE (núcleo) dos EUA, que excluem alimentos e energia para o mês de março, com a expectativa de que os números venham abaixo do mês anterior, que registraram um aumento de 0,4%