Como que uma desaceleração da economia dos EUA pode ser boa?

Como que uma desaceleração da economia dos EUA pode ser boa?

2022-08-01 • Atualizado

A má notícia é que a economia dos EUA desacelerou pelo segundo trimestre consecutivo em 2022 e entrou em recessão técnica. Recessão técnica, por definição, é quando economia registra dois trimestres seguidos de contração do Produto Interno Bruto (PIB). Entretanto, a boa notícia é que pode ser justamente de uma desaceleração econômica que os EUA precisam para vencer a inflação.

À medida que a economia dos EUA se recuperou da pandemia, o crescimento econômico teve forte retomada, impulsionado pelos consumidores que gastaram o dinheiro até então economizado e pelos montantes injetados no mercado. Contudo, esse apoio insano levantou os preços tanto que a inflação saiu do controle (9,1%; maior nível em 40 anos), com demanda forte e oferta modesta.

USeconomy.png

A alta dos juros do Fed ajudou a segurar a demanda?

A intervenção do Fed para levar a inflação de volta à meta de 2% agora está se mostrando na economia, após quatro aumentos na taxa de juros desde março de 2022, dois deles de 0,75%. O banco central americano está usando seu recurso favorito — a taxa de juros — para esfriar a demanda e a inflação encarecendo o crédito, mas isso traz o risco de jogar a economia em uma recessão.

Parece que a forte alta nos juros está começando a dar resultado. A economia dos EUA recuou 0,9% no segundo trimestre, indicando a fraqueza decorrente da desaceleração do consumo em meio à alta dos preços, à queda nos investimentos e atividades econômicas, e a um mercado imobiliário em queda. Segundo Jerome Powell, presidente do Fed, a instituição quer ver a demanda cair “por um período contínuo”, para dar à inflação uma chance de descer sem provocar uma profunda recessão.

Powell não acredita que os EUA estejam em uma recessão neste momento, mas admite que a economia está desacelerando e deve ter que desacelerar mais para que a inflação volte ao normal. O Federal Reserve disse que o combate à maior inflação em 40 anos não seria fácil e poderia esfriar a economia e o mercado de trabalho.

Como que uma desaceleração da economia dos EUA pode ser boa?

Quanto mais a economia desacelerar, maior será o recuo das pressões inflacionárias e maior será o esfriamento dos preços. Isso pode, por sua vez, fazer o Fed flexibilizar os aumentos agressivos dos juros, aplicando altas menores nas próximas reuniões. O perigo é que, com a economia em contração, a demanda pode cair a ponto de causar uma recessão.

Será que a contração da economia dos EUA vai afetar a alta dos juros do Fed?

Não acreditamos que a queda no PIB deve afetar o ciclo de alta dos juros do Fed. O motivo é que ainda não há indício de desaceleração ou aumento de demissões nos dados dos empregos nos EUA, usados pelos economistas também para avaliar se dado país está em recessão. O desemprego estabilizou nos 3,6%; o menor dos patamares pré-pandemia.

Os próximos dados do mercado de trabalho vão ser a melhor oportunidade para avaliar se estamos ou não a caminho de uma recessão. Jerome Powell minimizou dúvidas sobre a economia dos EUA estar ou não à beira da recessão, defendendo a força do mercado de trabalho — as empresas americanas continuam a criar mais de 350.000 empregos por mês.

ENTRAR

Semelhante

Últimas notícias

As expectativas dos mercados giram em torno do PCE dos EUA
As expectativas dos mercados giram em torno do PCE dos EUA

Todas as atenções estarão nos preços básicos do PCE (núcleo) dos EUA, que excluem alimentos e energia para o mês de março, com a expectativa de que os números venham abaixo do mês anterior, que registraram um aumento de 0,4%

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera