Investidores podem se beneficiar com a vitória de Abe

Investidores podem se beneficiar com a vitória de Abe

2019-11-11 • Atualizado

 eleições japão.jpg

O índice de ações Nikkei 225 do Japão acabou registrando a mais longa série de ganhos consecutivos do dia de negociação desde 1988. Hoje marcou o décimo terceiro dia direto de ganhos para o índice, com o indicador de estoque líder do Japão fechando 0,4% maior em 21.448,52 pontos. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, convocou uma eleição rápida para 22 de outubro, com o objetivo de garantir mais quatro anos de poder para seu partido liberal-democrata.No geral, deve ser uma boa notícia para os investidores em ativos japoneses se Abe ganhar outro termo conforme o esperado.

 Progresso econômico

 Aumentar as chances de vitoria da Abe são a recente corrida positiva de dados econômicos japoneses. Este provavelmente foi um fator decisivo na mudança para chamar uma eleição antecipada; Abe não teve que convocar uma eleição até dezembro de 2018.A economia japonesa continuou a fortalecer este ano, com o crescimento econômico do segundo trimestre saltando para um 2,5% anualizado em relação ao ritmo de 1% do primeiro trimestre.Mesmo que a Abe tenha chamado a eleição, as boas notícias continuaram a rodar. Em setembro, os dados mostram que a produção industrial cresceu 2,1% em agosto.

 Há também sinais de que o Japão pode finalmente ter abandonado sua longa e infame luta pela deflação.Embora ainda esteja bem abaixo das taxas de inflação registradas nos Estados Unidos, na zona do euro e no Reino Unido, o aumento de 0,7% na inflação subjacente japonesa reportada em agosto foi a maior taxa em mais de dois anos e o oitavo mês consecutivo de aumento de preços. Por enquanto, os sinais são os chamados Abenomics, as políticas de estímulo que Abe desencadeou para recuperar a economia do Japão, foram um sucesso. Dito isto, a inflação continua muito longe do alvo do Banco de Japão (BoJ) 2%; o banco central mantém as taxas de juros em apenas 0,1% e os rendimentos das obrigações japonesas a 10 anos atingiram um limite de 0%. O BoJ também continua as compras de ativos no valor de ¥ 80tn por ano.

 Rally Nikkei

 O Nikkei 225 aumentou cerca de 24% ao longo do ano passado, tornando-se um dos indicadores de mercado de ações de melhor desempenho do mundo em termos locais. Olhando para a tabela do índice, houve uma perna especialmente forte na sequência da vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA. Também houve uma ajuda do movimento da Reserva Federal (Fed) para aumentar as taxas de juros em dezembro passado e sua previsão de mais três aumentos nas taxas dos EUA em 2017; A Fed já emitiu dois desses aumentos de taxa prometidos. Esta foi uma ótima notícia para os exportadores japoneses, que de repente receberam um impulso de um aumento acentuado do dólar em relação ao iene.

 Fator de trunfo

 A Trump deveria realmente cumprir suas promessas de eleição para reduzir impostos e aumentar os gastos, então essas devem ser mais boas notícias para o mercado de ações japonês e sua legião de empresas exportadoras. O crescimento mais elevado dos EUA, deve se traduzir em taxas de juros mais elevadas dos EUA e com o Trump amplamente esperado para um sucessor mais hawkish para a presidente do Fed, Janet Yellen, poderia haver mais aumentos de taxas do Fed em 2018. Espera-se também que o Fed entregue pelo menos mais uma elevação da taxa antes do final de 2017.

 Iene mais fraco

 Atualmente, a trajetória da política monetária e fiscal dos EUA parece bem alinhada para uma maior apreciação do dólar em relação ao iene. No ano passado, o iene japonês perdeu cerca de 20% e 8% contra o euro e o dólar norte-americano, respectivamente. Embora o dólar tenha sido apoiado pelo aumento das taxas de juros dos EUA, o euro foi impulsionado pelo crescente impulso em toda a economia da zona do euro e as expectativas de que o Banco Central Europeu (BCE) começará a desenrolar seu programa de flexibilização quantitativa. Uma característica interessante dos recentes dados econômicos do Japão tem sido a extrema força no mercado de trabalho doméstico; A proporção de ofertas de emprego para os candidatos tem funcionado em seus níveis mais altos desde o início da década de 1970. O desemprego japonês está atualmente no nível ultra-baixo de 2,8%, abaixo de 4,1% quando Abe se tornou primeiro-ministro.Entre as ações de maior desempenho no mercado de ações japonês, a Keyence é fabricante de equipamentos de controle automático. O estoque aumentou cerca de 50% ao longo do ano passado. Além de ser ajudada por uma taxa de câmbio mais favorável para suas exportações, as ações também foram impulsionadas pela automação crescente dos processos de fabricação japoneses no contexto do mercado de trabalho doméstico super apertado e uma escassez de trabalhadores.

 Vitória de Abe

 Embora a perspectiva das ações japonesas pareça boa, há riscos no horizonte. Em 2019, o imposto de consumo japonês deve aumentar para 10% dos atuais 8%. A economia japonesa ainda pode precisar de mais estímulo se for manter sua taxa atual de expansão e assegurar um aumento constante e constante nos preços ao consumidor. Dada a sua vontade de estimular a economia doméstica, essa é uma razão pela qual uma vitória para Abe na eleição de domingo deve ser uma boa notícia para os investidores em ativos japoneses. Por si só, é improvável que uma vitória do Abe leve a ganhar muito para o iene em relação ao dólar ou ao euro; o BCE parece começar a reduzir o seu programa de flexibilização quantitativa com bastante antecedência do BoJ e o Fed deve começar a avançar ainda mais o seu ciclo de aperto da taxa de juros.

Semelhante

Investidores de olho no PMI da zona do euro
Investidores de olho no PMI da zona do euro

Perspectivas nada animadoras em torno dos PMIs da zona do euro podem pesar forte sobre a moeda comum nesta terça-feira. Enquanto o USD/JPY Prepara-se para uma nova alta

Últimas notícias

As expectativas dos mercados giram em torno do PCE dos EUA
As expectativas dos mercados giram em torno do PCE dos EUA

Todas as atenções estarão nos preços básicos do PCE (núcleo) dos EUA, que excluem alimentos e energia para o mês de março, com a expectativa de que os números venham abaixo do mês anterior, que registraram um aumento de 0,4%

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera