Altas dos juros de 0,75% em 1994 e em 2022: existe diferença?

Altas dos juros de 0,75% em 1994 e em 2022: existe diferença?

2022-06-23 • Atualizado

Na vez anterior em que o Federal Reserve aplicou um aumento de 0,75% nos juros, o presidente era um democrata no segundo ano do mandato e a bolsa tinha acabado de surfar em dois ótimos anos de grandes ganhos. Não é um cenário tão diferente do atual, exceto por um aspecto: em 1994, não havia o crescente temor da recessão e a inflação não estava em patamares aterrorizantes e fora de controle.

O que o Fed fez em 1994?

Em novembro de 1994, Alan Greenspan, diretor do Fed na época, anunciou um aumento da taxa de juros, após ter mantido a mesma inalterada ao longo de 1993. Começando nos 3,25%; em janeiro de 1994, os juros passaram o ano todo em alta, chegando até mesmo a subir 0,75% em novembro. A alta veio na forma de sete aumentos em treze meses, entre o começo de 1994 e o começo de 1995, para impedir o superaquecimento da economia.

Qual é a diferença entre os 0,75% daquela época e os 0,75% de hoje?

Em 1994, o aumento foi algo confuso para o mercado e sobretudo para a Casa Branca, então chefiada pelo governo Clinton. A inflação estava em uma mínima de 20 anos, a 2,7%. Contudo, com a forte alta da bolsa americana, o Fed sentiu a primeira onda de calor na economia e temeu a alta da inflação. Assim, o banco central americano, em um posicionamento hawkish, decidiu aumentar os juros preventivamente. Críticos da época chegaram a afirmar que tal medida impediria a economia de crescer. Talvez o Fed realmente tenha abortado um boom econômico em formação.

Em 2022, Jerome Powell, atual diretor do Fed, está em um cenário bem diferente. Ele está tentando apagar o fogo que já se alastrou pela economia americana. A inflação chegou a 8,6%; seu mais alto patamar em 40 anos. Já existe o temor de que os preços levem mais tempo que o esperado para esfriar, mesmo com o Fed subindo os juros agressivamente. Convém lembrar o forte tombo da bolsa americana, que entrou em uma fase de pessimismo (“mercado de ursos”) após registrar um recuo de mais de 22% desde o começo do ano. Também cresce o temor de uma recessão.

Agora, todos estão com medo de que o Fed pise fundo e rápido demais nos freios para esfriar a inflação e acabe desacelerando a economia. Powell quer que a inflação tenha um pouso tranquilo, assim como Greenspan quis em 1994. Mas parece que o pouso vai ser bem turbulento.

Poderá o Fed repetir em 2022 o pouso tranquilo de 1994?

Em 1994, os economistas consideraram que o aperto conduzido por Greenspan tinha levado os EUA a um pouso tranquilo, acalmando o mercado e a inflação e, ao mesmo tempo, evitando a recessão que frequentemente vem na esteira de aumentos fortes e repentinos na taxa de juros. Hoje, há uma grande diferença em relação ao bem-sucedido pouso tranquilo de 1994–1995: o posicionamento do Fed.

Ao contrário do Fed de 1994, que estava um passo à frente da inflação, o Fed de hoje deveria ter começado a aumentar os juros gradualmente no início de 2021, quando a inflação deu seus primeiros sinais. Contudo, o banco central americano continuou estimulando a economia com juro zero, compras de títulos mensais e injeção de trilhões em crédito barato no mercado, ao invés de encerrar essas medidas e partir para o ataque à inflação antes que fosse tarde demais.

O que aconteceu com a bolsa americana em 1994 e em 2022, após os respectivos aumentos de 0,75%?

O mercado agora teme que a abordagem agressiva do Fed à inflação leve a economia a uma recessão. Em 1994, as perdas da bolsa foram mínimas ao longo do ano (queda de apenas 1,2%) e o Fed conseguiu evitar a recessão e esfriar a inflação. O Dow Jones teve mais de 33% de alta em 1995. Em 2022, a bolsa já registra mais de 22% de queda. O Dow Jones foi abaixo do patamar-chave de 30.000 pontos após o aumento de 0,75% nos juros aplicado na semana passada. É por isso que, desta vez, ao contrário de 1994, vender pode ser a melhor estratégia para o US500, o US100 e o US30.

Semelhante

Uma semana decisiva para o índice do S&P 500 e para o USD
Uma semana decisiva para o índice do S&P 500 e para o USD

O calendário econômico para os EUA promete mexer com os índices US 30, US 100 e US 500, já que os investidores estarão atentos aos dados macroeconômicos a serem publicados ao longo da semana em especial o índice do PCE e no final da temporada de lucros corporativos

Últimas notícias

As expectativas dos mercados giram em torno do PCE dos EUA
As expectativas dos mercados giram em torno do PCE dos EUA

Todas as atenções estarão nos preços básicos do PCE (núcleo) dos EUA, que excluem alimentos e energia para o mês de março, com a expectativa de que os números venham abaixo do mês anterior, que registraram um aumento de 0,4%

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera