Força do dólar ou fraqueza das outras moedas?

Força do dólar ou fraqueza das outras moedas?

2022-06-27 • Atualizado

O valor do dólar americano continua subindo, mas será que isso se deve apenas à força da moeda americana, ou também à fraqueza do euro, do iene japonês e da libra esterlina?

O índice do dólar americano já registra alta de 8,8% desde o começo do ano. O Federal Reserve continua no combate à inflação, depois de já ter aplicado três altas aos juros. Assim, os grandes bancos centrais, um por um, começam sua batalha para domar a inflação e acompanhar o ritmo do aperto monetário imprudente do Fed. Nesse contexto, o dólar disparou em força. Mas será que essa força é real, ou será que o motivo é a fraqueza das outras moedas?

Por que o iene japonês está fraco?

O iene japonês sempre foi um refúgio para investidores e traders mais conservadores. Por ora, contudo, isso não está valendo, com o Banco do Japão a insistir nos juros próximos de 0%, em políticas ultraexpansionistas e em enormes compras de títulos. Enquanto a maior parte do mundo combate a inflação, o Japão enfrenta a deflação, problema que se arrasta há décadas no país.

Entretanto, após a onda de alta dos preços no mundo todo, a inflação no Japão finalmente passou da meta de 2%. Assim, não é surpresa ver o iene perder força contra o dólar americano. Até agora, o iene já acumula mais de 17% de queda, tendo em vista o rompimento do patamar 136,50 pelo dólar, pela primeira vez em 24 anos. Se o BOJ insistir em sua política expansionista, a pressão sobre o iene japonês vai persistir.

Por que o euro está fraco?

A União Europeia está sofrendo com a inflação alta, que já está na máxima histórica de 8,1%. O Banco Central Europeu, porém, não reagiu à pressão. Todos estão criticando o BCE por permitir que outros bancos centrais saiam na frente. Além disso, o BCE insiste em não subir os juros ou encerrar seu programa de compra de títulos.

O euro vai ser o mais atingido, pois os sinais de recessão estão aparecendo mais rápido na Europa do que nos EUA. Tudo isso rebaixou o euro e fez a moeda do bloco se aproximar da paridade com o USD, com destaque para a primeira queda abaixo de 1,05 desde 2016.

Entretanto, o euro pode ganhar um pouco de fôlego quando o BCE confirmar sua intenção de aumentar os juros, na reunião do próximo mês. No acumulado de 2022, o euro já registra cerca de 7,5% de queda contra o dólar.

Por que a libra esterlina está fraca?

A libra esterlina sofre com a incapacidade do Banco da Inglaterra de controlar a inflação. Nos últimos meses, o BOE já aplicou cinco aumentos nos juros. Esses aumentos, porém, não conseguiram esfriar a inflação no Reino Unido, que atingiu os 9,0%; uma máxima de 40 anos.

Com o aumento da pressão sobre a economia britânica e os dados desfavoráveis, a queda da libra contra o dólar segue superando os 9% desde o começo deste ano.

Por que o dólar americano está forte?

O ciclo de aperto monetário do Fed e os constantes aumentos nos juros vêm dando força ao dólar. Ademais, os investidores estrangeiros estão vendendo ações e títulos e guardando os valores recebidos em dólar americano.

Todavia, o dólar pode perder um pouco de seu fôlego com a corrida dos outros bancos centrais para aumentar os juros. Os temores de uma recessão também podem levar o Fed a interromper ou desacelerar os aumentos agressivos da taxa de juros, em uma tentativa de salvar a já enfraquecida economia dos EUA. Dessa forma, a verdadeira força do dólar vai se revelar quando o resto das moedas mostrar os dentes e a moeda americana mantiver sua firmeza.

NEGOCIE AGORA

Semelhante

Últimas notícias

As expectativas dos mercados giram em torno do PCE dos EUA
As expectativas dos mercados giram em torno do PCE dos EUA

Todas as atenções estarão nos preços básicos do PCE (núcleo) dos EUA, que excluem alimentos e energia para o mês de março, com a expectativa de que os números venham abaixo do mês anterior, que registraram um aumento de 0,4%

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera