As Sete Magníficas O que está puxando a alta dos índices nos EUA?

As Sete Magníficas O que está puxando a alta dos índices nos EUA?

2023-06-21 • Atualizado

O índice S&P500 registrou alta nos últimos quatro meses. No trimestre anterior, o índice avançou 3,85%. Os touros quase conseguiram romper a marca dos 4.300 pontos. Mesmo assim, há dúvidas a respeito da continuação desse crescimento. O que está acontecendo?

Abrangência do mercado

Abrangência do mercado (market breadth) é a quantidade de ações que registaram alta em relação à quantidade de ações que registraram queda. Não basta olhar o crescimento do índice, certo? Lembre-se da história da bolsa finlandesa, na qual as ações da Nokia respondiam pela maior parte do índice (mais de 70%). A alta/queda da Bolsa de Valores de Helsinque provocava variações enormes no valor de mercado da Nokia, em uma direção ou em outra.

É possível medir a abrangência do mercado com o auxílio do indicador de Arms (TRIN).

Chart.png

O otimismo altista externo com o mercado de ações nos EUA esconde uma verdade inconveniente: o indicador de Arms/TRIN está em queda. Ele ainda não alcançou a zona de sobrevenda (abaixo de 0,5). Porém, se essa zona for alcançada, o mercado de ações será dado como extremamente sobrecomprado.

Das 503 ações incluídas no índice, somente 236 subiram no trimestre passado. O resto fechou o período em queda.

A maioria das ações que subiram tem os maiores pesos no índice, levando a uma alta considerável.

Ações da Nvidia (quase 55% de alta no trimestre), Meta (+42,5%), Google (+29,97%), Amazon (+29,08%), Microsoft (+27,47%), Tesla (+23,39%) e Apple (+16,32%) foram as que mais subiram no trimestre anterior.

Essas empresas vêm sendo conhecidas como Sete Magníficas.

Motivos para o crescimento das Sete Magníficas

A empolgação com a inteligência artificial (IA) foi o primeiro — e talvez o principal — motivo para essa decolada tão rápida.

A atual tendência da IA envolve três empresas: Nvidia, Microsoft e Google.

Conforme dados de junho de 2023, o ChatGPT figura em 78º lugar na Pesquisa Global do Google.

Qual é o tamanho do impacto dessa empolgação no crescimento do mercado de ações? É difícil estimar. Entretanto, supomos que a empolgação com a IA foi responsável por até cerca de um quarto do crescimento total em valor de mercado das empresas citadas acima.

Os relatórios foram o segundo motivo da forte alta do valor de mercado das Sete Magníficas.

Ainda que os lucros de quase todas as empresas tenham caído em comparação com o 4º trimestre, os relatórios de todas as Sete Magníficas superaram as expectativas e provocaram mais crescimento.

Growth (QoQ) (1).jpg

O terceiro motivo foi a série de cortes anunciados pelas empresas, os quais devem ter impacto positivo graças à redução da despesa operacional e ao consequente aumento do lucro líquido.

Quatro das Sete Magníficas pretendem fazer cortes consideráveis: a Meta vai enxugar 100.000 vagas; o Google, 12.000; a Amazon, 18.000; a Microsoft, 10.000.

Qual é o grau de “sobrecompra” dessas ações?

O estado de sobrecompra das ações pode ser avaliado pela clássica relação preço/lucro (P/L ou P/E). Deve-se considerar, entretanto, que ações de crescimento — grupo em que se encontram todas as sete empresas — de fato devem ter uma relação P/L alta.

E (1).jpg

Observe que as relações P/L da Nvidia e da Amazon estão em patamares insanos. O período de pagamento do investimento (payback) nos negócios dessas gigantes será de 200 a 300 anos. É nítido que existe uma bolha.

A Tesla também tem relação P/L alta, 4 vezes maior que a média do setor.

As demais empresas (Apple, Microsoft, Google e Meta) têm relação P/L acima do setor, mas a situação não parece fugir da normalidade.

O que fazer com as Sete Magníficas?

No momento, as posições mais otimizadas são vendas a descoberto nas Sete Magníficas, exceto talvez a Tesla.

De um ponto de vista puramente técnico, as ações da Tesla ainda têm potencial de subida, apesar da relação P/L alta.

É essencial lembrar que posições vendidas sempre são bem arriscadas. Logo, é necessário ter muita cautela ao abrir tais posições e usar Stop Loss (Perda Máxima) ao abrir operações.

Conclusão

A alta dos índices nos EUA é em grande parte injustificada e fundamentada na empolgação com a IA e na certeza de novos cortes da taxa de juros do Fed.

Infelizmente, a combinação de empolgação e certeza de flexibilização monetária consegue produzir apenas um efeito altista temporário no mercado.

Opere agora

Semelhante

Uma semana decisiva para o índice do S&P 500 e para o USD
Uma semana decisiva para o índice do S&P 500 e para o USD

O calendário econômico para os EUA promete mexer com os índices US 30, US 100 e US 500, já que os investidores estarão atentos aos dados macroeconômicos a serem publicados ao longo da semana em especial o índice do PCE e no final da temporada de lucros corporativos

Últimas notícias

As expectativas dos mercados giram em torno do PCE dos EUA
As expectativas dos mercados giram em torno do PCE dos EUA

Todas as atenções estarão nos preços básicos do PCE (núcleo) dos EUA, que excluem alimentos e energia para o mês de março, com a expectativa de que os números venham abaixo do mês anterior, que registraram um aumento de 0,4%

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera