Três cenários para o trading com a pandemia do coronavírus

Três cenários para o trading com a pandemia do coronavírus

2022-11-23 • Atualizado

Preços do petróleo marcando novos recordes de queda, ativos tipo porto seguro subindo e ações despencando. Levou um mês para tirar os índices do mercado de ações americano das máximas históricas e levá-los de volta para os níveis de 2017. S&P e Goldman Sachs agora têm certeza de que estamos indo em direção a uma recessão. Os bancos centrais estão tentando fazer o que podem para apoiar as economias nesses tempos de incertezas, mas as ferramentas tradicionais por ora parecem inúteis enquanto a maioria das atividades e da produção estão suspensas. Levando em conta todos os fatos, os analistas do Saxo Bank consideraram três possíveis cenários de como as coisas podem se desenrolar daqui em diante.

Para começar…

Note que os casos abaixo descritos podem não ser 100% exatos, e talvez nenhum deles se realize. Ainda assim, eles oferecem uma boa representação do que virá pela frente e podem nos ajudar a escolher as ferramentas de trading certas.Independente do cenário, há duas regras-chave que o trader deve seguir agora mesmo: ter atenção à gestão de riscos e ter fundos líquidos quando o mercado experimentar estragos significativos. Veja o exemplo de Warren Buffet: os montantes em espécie dele aumentaram recentemente.Analistas compararam os três cenários com formas geométricas. Dependendo do desenrolar da situação, ela pode assumir formato de V, U ou L, onde a forma em V é a mais otimista e a forma em L é a mais pessimista.

Cenário mais otimista: curva em V atrasada

Neste caso, ainda estamos à espera de uma recessão global técnica e uma desaceleração econômica no 2o e no 3o trimestres. Por outro lado, espera-se que as medidas de quarentena produzam resultados positivos e mitiguem a propagação do vírus. Logo, os estímulos fiscais e os enormes cortes nas taxas começarão a dar frutos e estimularão uma virada em forma de V no terceiro ou no quarto trimestre. Outra notícia positiva que poderia surgir nesse cenário em forma de V é o desenvolvimento de uma nova vacina acessível à maioria da população. Na imagem abaixo, consideramos as principais ideias de trading para este tipo de resultado.

1.jpg

Cenário-base: recuperação em forma de U

Este cenário baseia-se na quarentena de longo prazo aplicada em diversos países, resultando na diminuição da atividade pública e em uma recessão considerável. Apesar de várias medidas de estímulo adotadas pelos bancos centrais, a atividade continuaria sob pressão da possibilidade de reinfecção e das políticas de quarentena. Nesse caso, é razoável supor que uma recuperação leve mais tempo do que no cenário otimista, em razão da falta de suprimentos nos setores energético e manufatureiro. Veja os planos de trading para esse tipo de hipótese:

2.jpg

Cenário mais pessimista: recuperação em forma de L

Se os acontecimentos levarem a esse cenário, veremos o PIB global cair para os menores patamares desde a Grande Depressão dos anos 30. O vírus continuará se espalhando e aumentando o medo de reinfecção. Todas as pequenas e médias empresas ficariam em situação de risco diante da falta de apoio financeiro. Isso também provocaria altos níveis de desemprego e baixos níveis de atividade empresarial. Nessa hipótese, não se esperam sinais de recuperação antes de 2021.

3.jpg

Certamente não queremos que o terceiro cenário se realize, mas precisamos nos preparar para tudo. Acompanhe o mercado, leia as notícias e veja as dicas sobre possíveis mudanças na situação. Quando todos os riscos tiverem diminuído, você será um daqueles que sabem como tirar proveito da situação.

ENTRAR

Semelhante

Investidores de olho no PMI da zona do euro
Investidores de olho no PMI da zona do euro

Perspectivas nada animadoras em torno dos PMIs da zona do euro podem pesar forte sobre a moeda comum nesta terça-feira. Enquanto o USD/JPY Prepara-se para uma nova alta

Últimas notícias

As expectativas dos mercados giram em torno do PCE dos EUA
As expectativas dos mercados giram em torno do PCE dos EUA

Todas as atenções estarão nos preços básicos do PCE (núcleo) dos EUA, que excluem alimentos e energia para o mês de março, com a expectativa de que os números venham abaixo do mês anterior, que registraram um aumento de 0,4%

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera