Próxima alta dos juros do Fed: o que esperar?

Próxima alta dos juros do Fed: o que esperar?

2022-08-04 • Atualizado

O banco central dos EUA vai subir a taxa de juros em sua próxima reunião, na quarta-feira, 27 de julho. A ocasião vai mostrar se o Federal Reserve prefere um aumento de 0,75% ou de 1,00%. Vários fatores influenciam a decisão do Fed. Teoricamente, o objetivo da instituição com os aumentos de juros é domar a inflação sem provocar uma recessão.

Fatores que afetam a decisão do Fed

Para decidir o aumento certo da taxa, os integrantes do FOMC (comitê do Fed) vão avaliar os principais termômetros da inflação, como a inflação ao consumidor (índice CPI), e os indicadores de crescimento econômico, como os números do mercado de trabalho, para ter uma ideia melhor de como anda a economia.

1. Inflação

O índice CPI mede a inflação dos produtos e serviços do cotidiano. A variação neste indicador mostra como foi a alta/queda dos preços no mês anterior. A inflação nos EUA continua surpreendendo o mundo. O último resultado ficou acima do esperado e atingiu 9,1% em junho (o maior patamar em 40 anos), em comparação com os 8,6% registrados em maio.

CPI.png

A inflação vai continuar aquecida e deve permanecer em patamares elevados nos próximos meses. Isso pode levar o Fed a continuar aumentando os juros, mas não a um ritmo mais agressivo que o atual. Alguns sinais interessantes indicam que a inflação pode começar a ceder um pouco, e que nós estamos à beira de uma mudança na trajetória dos preços.

Os motivos são a queda nos preços da energia e do petróleo. O crescimento dos salários desceu do alto patamar observado no começo do ano, pois as empresas agora estão interrompendo/desacelerando as contratações para fazer frente à alta dos preços. Com a queda nos preços das commodities, sobretudo alimentos e metais básicos, a alta dos preços pode experimentar uma leve esfriada.

O preço da gasolina não deve continuar sua queda, dada a possibilidade de o petróleo subir outra vez. Contudo, uma queda mais ampla nas commodities deve ajudar a reduzir as pressões do núcleo da inflação.

2. Mercado de trabalho forte e estável

Os bons números do desemprego nos EUA podem servir ao Federal Reserve como argumento para aumentar os juros mais ainda. As folhas não agrícolas registraram aumento de 372 mil em junho, mas a taxa de desemprego permaneceu nos 3,6%; desafiando o temor da recessão. O relatório de junho do mercado de trabalho indica que a economia dos EUA não está nem superaquecida, nem à beira de uma recessão.

NFP.png

Contudo, apesar da força do mercado de trabalho americano, o Fed não vai arriscar acelerar a alta dos juros, com medo de que um exagero no combate à inflação cause uma recessão e uma forte alta no desemprego. O aumento dos juros pode desacelerar a economia e deve aumentar o desemprego com o tempo.

Quando será que o Fed vai subir os juros? E de quanto será o aumento?

As apostas em um aumento de 1,00% ganharam força após a inflação nos Estados Unidos atingir 9,1%. Os juros mais altos devem esfriar a disparada dos preços, mas a preocupação com o impacto da alta dos juros na economia americana pode limitar esse aumento a 0,75%.

No geral, o mercado está preparado para uma alta de 0,75%. Se o Fed falar em aumentos mais brandos no futuro, o USD pode cair contra outras moedas principais. Já o US500 vai ganhar fôlego em tal situação.

ENTRAR

Semelhante

Últimas notícias

As expectativas dos mercados giram em torno do PCE dos EUA
As expectativas dos mercados giram em torno do PCE dos EUA

Todas as atenções estarão nos preços básicos do PCE (núcleo) dos EUA, que excluem alimentos e energia para o mês de março, com a expectativa de que os números venham abaixo do mês anterior, que registraram um aumento de 0,4%

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera