Por que o mercado americano se reergueu?

Por que o mercado americano se reergueu?

2022-02-28 • Atualizado

Mercados em crise e volatilidade diante de acontecimentos geopolíticos não são novidade alguma. A reação inicial e imediata a esses acontecimentos geralmente é a mais dramática, mas a boa notícia é que o impacto é passageiro e dura apenas três meses na maioria dos casos. Ainda que o agravamento do conflito entre Rússia e Ucrânia possa ser devastador, a verdade é que a bolsa é capaz de lidar com questões de natureza geopolítca. Estamos diante da primeira correção significativa no mercado após o bom desempenho observado em 2021: acontecimentos assim oferecem boas oportunidades de compra para investidores de longo prazo.

Muitos analistas defendem que estamos no meio de uma tendência altista estrutural que deve continuar nos próximos anos, e que as correções farão parte dessa trajetória. A história mostra que, passados 12 meses após acontecimentos como a atual crise, o mercado sobe. Desde a Segunda Guerra Mundial, o desempenho do mercado após grandes acontecimentos geopolíticos ou históricos tem sido bem mais forte que antes. Na maior parte do tempo o mercado fecha o ano no verde.

Contudo, isso não quer dizer que Wall Street não vai sentir o impacto da turbulência e da volatilidade violenta no curto prazo.

Por que a bolsa americana virou para cima depois do conflito entre Rússia e Ucrânia?

Após o pregão de quinta-feira e seu grande tombo, Wall Street se reergueu de forma impressionante. As ações americanas desfizeram as perdas e fecharam no verde. Os principais índices registraram no pregão de sexta-feira uma incrível volta por cima das quedas observadas no dia anterior. O Dow Jones desfez mais de 800 pontos em perdas iniciais: O Dow Jones Industrial Average deu um salto de 815 pontos (ou 2,5%) e teve seu melhor dia desde o fim de 2020, depois do tombo de 859 pontos na quinta-feira. O S&P 500 também subiu 1,9% depois de cair mais de 2,6%. O Nasdaq Composite Index, por sua vez, teve alta de 1,1%.

US500H1.png

Veja os motivos da resiliência e da flexibilidade das ações americanas:

  1. O mercado estava de certa forma pronto para o ataque russo à Ucrânia, graças ao amplo destaque dado na imprensa à possibilidade desse conflito. Foram alertas dados diariamente com semanas de antecedência.
  2. O conflito já não era surpresa quando começou — foi a incerteza quanto aos desdobramentos que levou ao forte sell-off.
  3. Os investidores começaram a dispensar as notícias do conflito Rússia-Ucrânia quando tiveram certeza de que a questão não ia se transformar em guerra total e que EUA e Europa iriam se limitar à aplicação de sanções. Quando o desconhecido virou conhecido, os investidores começaram a buscar as melhores oportunidades de compra.
  4. Há expectativas quanto às potenciais negociações entre as partes.

No fim das contas, o mercado global vai seguir instável nas próximas semanas. Embora possamos observar alguma volatilidade a curto prazo, essas incertezas serão ótimas oportunidades de investimento desde que não venham acompanhadas de uma recessão. Portanto, os traders podem tentar tirar proveito dessas correções e oscilações.

Não sabe como negociar ações? Veja um passo a passo bem simples.

  1. Antes de tudo, certifique-se de ter baixado o app FBS Trader ou o MetaTrader 5. A FBS permite operar ações somente por meio desses dois programas.
  2. Abra uma conta no FBS Trader ou uma conta MT5 na sua Área Pessoal.
  3. Comece a operar!

Semelhante

Ações de tecnologia impulsiona o US 100
Ações de tecnologia impulsiona o US 100

As ações de tecnologia tiveram desempenho superior, com os investidores comprando a queda após a liquidação da semana passada das mínimas em 16.230 pontos

Últimas notícias

As expectativas dos mercados giram em torno do PCE dos EUA
As expectativas dos mercados giram em torno do PCE dos EUA

Todas as atenções estarão nos preços básicos do PCE (núcleo) dos EUA, que excluem alimentos e energia para o mês de março, com a expectativa de que os números venham abaixo do mês anterior, que registraram um aumento de 0,4%

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera