Será que o dólar americano vai perder a hegemonia global?

Será que o dólar americano vai perder a hegemonia global?

2022-04-14 • Atualizado

A credibilidade do dólar americano e de seu sistema financeiro depende de sua fama de segurança e risco baixo, motivo pelo qual muitos países mantêm suas reservas em bancos americanos e guardam altos volumes de títulos americanos. Se, porém, a credibilidade do dólar for arruinada por causa de política, esse sistema financeiro e monetário internacional pode começar a ruir.

O congelamento da maior parte das reservas cambiais da Rússia feito pelos EUA e seus aliados ocidentais alimentou temores de que a hegemonia do dólar americano esteja sendo usada como arma.

Por que o dólar americano corre risco?

  1. Este tipo de abuso da dominância do dólar seria um tiro pela culatra para a moeda dos EUA. Quanto mais os EUA usarem o dólar como arma, mais a comunidade internacional terá medo de ser atingida por essa arma no futuro. Isso fará com que a economia global reavalie sua dependência do dólar no que se refere às reservas cambiais.
  2. O Goldman Sachs alertou que o dólar corre risco de perder hegemonia global, afirmando que alguns dos desafios são parecidos com aqueles encarados pela libra esterlina antes desta perder o trono do câmbio internacional. Convém lembrar que a libra já foi a maior moeda de reserva do mundo.
  3. As sanções brutais contra a Rússia se fundamentam no poder do dólar dos EUA, que é a moeda mais utilizada no comércio, nas transações financeiras e nas reservas dos bancos centrais. Contudo, com o uso explícito do dólar como arma, os EUA e seus aliados correm o risco de provocar um efeito contrário capaz de comprometer sua moeda.
  4. A participação do dólar nas reservas dos bancos centrais tem caído nos últimos anos. Em 2001, a moeda americana respondia por 70% das reservas cambiais. Essa participação hoje é de 59%, segundo dados do FMI.

07c500c8-eb39-41ce-9b89-57d2054e9f8f.png

Mas por que o dólar não vai descer do trono tão cedo?

Não existe alternativa ou concorrente à altura. O dólar é a moeda de reserva mais forte do mundo. Podemos até dizer que o dólar perdeu valor com a loucura da impressão de dinheiro dos últimos três anos e o aquecimento da inflação. Podemos dizer que a confiança mundial nos EUA como forte parceiro é cada vez menor. Mas é preciso ter uma opção ao câmbio em dólar. De acordo com a história, moedas de reserva perdem o trono quando surge uma concorrente mais interessante. A China, atual potência emergente, até agora não deu motivos para ter a confiança da economia global.

Haveria alguma moeda capaz de substituir o dólar?

O euro é a principal alternativa ao dólar e representa 20% das reservas dos bancos centrais. Mesmo assim, devemos observar também a migração para moedas de segundo escalão, como o dólar australiano, o won coreano e, sobretudo, o renminbi chinês.

Atualmente, o índice do dólar ainda tem condições de subir após o teste de patamares acima de 100. Pelo lado de cima, a próxima grande meta se encontra a 103,00. Além disso, o ciclo contracionista agressivo do Fed também deve dar força ao dólar a médio e longo prazo.

Gráfico 1: índice do dólar em alta desde o começo do conflito Rússia-Ucrânia, em 24/02/2022, passando de 99,80.

usdollar-d1-fbs-inc-2.png

Gráfico 2: próxima meta do índice do dólar, a 103, nível visto pela última vez em 2020.

6edb3875-7710-4c77-948c-55a48f6fa84f.png

Semelhante

Últimas notícias

As expectativas dos mercados giram em torno do PCE dos EUA
As expectativas dos mercados giram em torno do PCE dos EUA

Todas as atenções estarão nos preços básicos do PCE (núcleo) dos EUA, que excluem alimentos e energia para o mês de março, com a expectativa de que os números venham abaixo do mês anterior, que registraram um aumento de 0,4%

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera