Indicador ADX

Indicador ADX

O ADX (Average Directional Index, ou Índice Direcional Médio) é um indicador de força de tendência. Os trend traders, em sua busca por uma tendência forte para abrir posições na direção desta, encontram no ADX um recurso para avaliar a força da tendência analisada.

O indicador se baseia na média móvel da expansão do alcance do preço (price range expansion) em determinado intervalo de tempo.

Como implementar o ADX

Você pode inserir o ADX no gráfico clicando em “Inserir”, “Indicadores”, “Tendência” e “Average Directional Movement Index”.

ADX1.png

Por padrão, o número de períodos é fixado em 14. Você pode alterar esse número se quiser.

Como operar com o indicador ADX

O indicador do MT4 automaticamente inclui 3 linhas:

  1. O Índice Médio Direcional (ADX) em si (linha marrom grossa): seus valores vão de 0 a 100. Esta linha registra a força da tendência, mas não mostra sua direção.
  2. Indicador de Movimento Direcional Positivo (+DMI) (linha verde): diferença entre duas máximas consecutivas.
  3. Indicador de Movimento Direcional Negativo (-DMI) (linha vermelha): diferença entre duas mínimas consecutivas.

A linha ADX é utilizada para determinar se o ativo está em tendência ou não. Considera-se que há tendência forte quando o ADX está acima de 25, caso no qual é razoável usar estratégias de trend trading. Consequentemente, é melhor evitar o trend trading quando o ADX estiver abaixo de 25 e dar preferência a uma estratégia adequada de range trading. Nessas horas, o preço entra em um range. Convém ressaltar que o ADX pode ser usado para confirmar o rompimento de um range. Quando o ADX passa de abaixo de 25 para acima de 25, isso significa que o preço tem força suficiente para continuar na direção do rompimento.

Valor do ADX

Há outras faixas de valores do ADX. Veja a tabela abaixo.

Valor do ADX Força da tendência
0–25 Ausente ou fraca
25–50 Forte
50–75 Muito forte
75–100 Extremamente forte

Quando a linha ADX está subindo, a tendência está ganhando força e o preço está indo na direção dessa tendência. Quando a linha ADX está caindo, a tendência está perdendo força e o preço está passando por uma correção ou consolidação. Note que o fato de a linha ADX estar em queda não significa que a tendência vai virar. Só significa que a tendência atual está perdendo força.

ADX: movimentos de tendência no gráfico de velas

Além disso, você pode obter informações sobre o fôlego (momento) da tendência se observar a série de picos do ADX. Quando os picos do ADX formam uma série crescente, o fôlego da tendência está aumentando. Portanto, o trader entende que pode manter abertas as operações na mesma direção da tendência, gerando lucro. Quando os picos do ADX formam uma série decrescente, o fôlego da tendência está diminuindo. Esteja ciente de que a tendência pode continuar mesmo se estiver perdendo fôlego. Neste caso, porém, o trader deve prestar atenção e ser mais seletivo com os novos sinais de entrada. Pode ser aconselhável apertar/estreitar as Stops das posições existentes ou pensar em Take Profits parciais.

Sinais clássicos do ADX

O +DMI e o -DMI definem o movimento direcional. Em geral, os touros prevalecem quando +DMI é maior que -DMI. Já os ursos dominam quando -DMI é maior. Os cruzamentos de +DMI e -DMI combinados com o ADX formam um sistema de trading.

O sinal de compra acontece quando o +DMI cruza acima do -DMI (o ADX deve ser maior que 25). A Stop Loss geralmente é colocada na mínima do dia do sinal. O sinal de compra permanece em vigor enquanto esta mínima se mantiver, mesmo se o +DMI der a volta e cruzar abaixo do -DMI.

De modo análogo, o sinal de venda ocorre quando o -DMI cruza acima do +DMI (o ADX deve ser maior que 25). A máxima do dia do sinal se torna a Stop Loss inicial.

Conclusão

O Índice Direcional Médio é uma ferramenta muito útil para os trend traders. Recomenda-se usar o ADX em conjunto com a análise da ação de preço e de outros indicadores técnicos.  

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como ativar o Bônus Level Up?

    Abra uma conta do Bônus Level Up na versão web ou móvel da Área Pessoal FBS e receba até US$140 grátis na sua conta.

Últimas notícias

AUD / USD recupera a importante região de 0,7400, frente a dados importantes nos EUA

O par AUD / USD vem preservando seu momentum de alta e atingiu seu nível mais alto em três semanas em 0…

O ouro salta para novos topos semanais, patrocinado por um relatório ADP decepcionante

Finalmente o metal precioso saiu de sua fase de consolidação que já persistia por semanas e disparou para novos topos semanais, logo acima do nível de $ 1…

USD à espera dos principais dados do mercado de trabalho

Os Estados Unidos vão publicar a criação de empregos não agrícolas — também conhecida como folhas não agrícolas, NFP ou payrolls — no dia 6 de agosto, às 15:30 (MT/GMT+3).

Deposite com sistemas de pagamento locais

Saiba mais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Siga-nos no Facebook

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera