O ADX (Average Directional Index, ou Índice Direcional Médio) é um indicador de força de tendência. Os trend traders, em sua busca por uma tendência forte para abrir posições na direção desta, encontram no ADX um recurso para avaliar a força da tendência analisada.
O indicador se baseia na média móvel da expansão do alcance do preço (price range expansion) em determinado intervalo de tempo.
Como implementar o ADX
Você pode inserir o ADX no gráfico clicando em “Inserir”, “Indicadores”, “Tendência” e “Average Directional Movement Index”.

Por padrão, o número de períodos é fixado em 14. Você pode alterar esse número se quiser.
Como operar com o indicador ADX
O indicador do MT4 automaticamente inclui 3 linhas:
- O Índice Médio Direcional (ADX) em si (linha marrom grossa): seus valores vão de 0 a 100. Esta linha registra a força da tendência, mas não mostra sua direção.
- Indicador de Movimento Direcional Positivo (+DMI) (linha verde): diferença entre duas máximas consecutivas.
- Indicador de Movimento Direcional Negativo (-DMI) (linha vermelha): diferença entre duas mínimas consecutivas.
A linha ADX é utilizada para determinar se o ativo está em tendência ou não. Considera-se que há tendência forte quando o ADX está acima de 25, caso no qual é razoável usar estratégias de trend trading. Consequentemente, é melhor evitar o trend trading quando o ADX estiver abaixo de 25 e dar preferência a uma estratégia adequada de range trading. Nessas horas, o preço entra em um range. Convém ressaltar que o ADX pode ser usado para confirmar o rompimento de um range. Quando o ADX passa de abaixo de 25 para acima de 25, isso significa que o preço tem força suficiente para continuar na direção do rompimento.
Valor do ADX
Há outras faixas de valores do ADX. Veja a tabela abaixo.
Valor do ADX |
Força da tendência |
0–25 |
Ausente ou fraca |
25–50 |
Forte |
50–75 |
Muito forte |
75–100 |
Extremamente forte |
Quando a linha ADX está subindo, a tendência está ganhando força e o preço está indo na direção dessa tendência. Quando a linha ADX está caindo, a tendência está perdendo força e o preço está passando por uma correção ou consolidação. Note que o fato de a linha ADX estar em queda não significa que a tendência vai virar. Só significa que a tendência atual está perdendo força.

Além disso, você pode obter informações sobre o fôlego (momento) da tendência se observar a série de picos do ADX. Quando os picos do ADX formam uma série crescente, o fôlego da tendência está aumentando. Portanto, o trader entende que pode manter abertas as operações na mesma direção da tendência, gerando lucro. Quando os picos do ADX formam uma série decrescente, o fôlego da tendência está diminuindo. Esteja ciente de que a tendência pode continuar mesmo se estiver perdendo fôlego. Neste caso, porém, o trader deve prestar atenção e ser mais seletivo com os novos sinais de entrada. Pode ser aconselhável apertar/estreitar as Stops das posições existentes ou pensar em Take Profits parciais.
Sinais clássicos do ADX
O +DMI e o -DMI definem o movimento direcional. Em geral, os touros prevalecem quando +DMI é maior que -DMI. Já os ursos dominam quando -DMI é maior. Os cruzamentos de +DMI e -DMI combinados com o ADX formam um sistema de trading.
O sinal de compra acontece quando o +DMI cruza acima do -DMI (o ADX deve ser maior que 25). A Stop Loss geralmente é colocada na mínima do dia do sinal. O sinal de compra permanece em vigor enquanto esta mínima se mantiver, mesmo se o +DMI der a volta e cruzar abaixo do -DMI.
De modo análogo, o sinal de venda ocorre quando o -DMI cruza acima do +DMI (o ADX deve ser maior que 25). A máxima do dia do sinal se torna a Stop Loss inicial.
Conclusão
O Índice Direcional Médio é uma ferramenta muito útil para os trend traders. Recomenda-se usar o ADX em conjunto com a análise da ação de preço e de outros indicadores técnicos.