Jacaré (Alligator)

Leia o artigo no site da FBS

O Jacaré (Alligator) é um indicador desenvolvido por Bill Williams. Sua finalidade é identificar uma tendência — incluindo a direção dela — e filtrar os bons sinais dos sinais ruins, evitando o mercado range que pode levar a prejuízos.

O indicador é composto por 3 médias móveis deslocadas em direção ao futuro:

  • - Mandíbula do Jacaré (linha azul): média móvel suavizada de 13 períodos deslocada 8 barras no futuro.
  • - Dentes do Jacaré (linha vermelha): média móvel suavizada de 8 períodos deslocada 5 barras no futuro.
  • - Lábios do Jacaré (linha verde): média móvel suavizada de 5 períodos deslocada 3 barras no futuro.

Bill Williams se refere a essas médias móveis como “linhas de equilíbrio”. Você pode ver que ele também deu nomes criativos para o indicador e seus elementos. Sua ideia era oferecer um exemplo que demonstrasse o comportamento do mercado. Este exemplo é o jacaré, que alterna entre períodos de sono e de caça.

Quando a Mandíbula, os Dentes e os Lábios estão entrelaçados, significa que o Jacaré está dormindo e não há tendência de alta nem de queda no mercado. Bill Williams recomenda ficar fora do mercado durante tais períodos. Quanto mais o Jacaré dormir, mais esfomeado ele acordará. Ao acordar de um longo sono, ele abre a boca (as médias móveis divergem) e se prepara para dar uma grande mordida no mercado. É hora de negociar! O Jacaré vai perseguir o preço por uma longa distância, oferecendo um lucro decente ao trader. Uma vez satisfeito, o Jacaré volta a dormir (as médias móveis convergem) e então é hora de recolher os lucros.

Se o Jacaré não estiver dormindo, o mercado está em uma tendência de alta ou uma de queda.

  • - Se o preço estiver acima da boca do Jacaré, então trata-se de uma tendência de alta. As linhas do indicador assumem uma ordem bullish (verde em cima, depois vermelho, depois azul).
  • - Se o preço estiver abaixo da boca do Jacaré, então trata-se de uma tendência de queda. As linhas do indicador assumem uma ordem bearish (azul em cima, depois vermelho, depois verde).

As linhas de equilíbrio podem oferecer suporte/resistência durante a fase de tendência. O preço pode ir além da linha verde durante curtos intervalos de tempo e quanto mais ele tentar romper a linha verde, mais fraca a tendência se torna.

Também é possível buscar as chamadas “cruzadas falsas”, ou situações nas quais a linha verde cruza a vermelha e então dá a volta. Se tal cruzamento acontecer em uma tendência de alta, você pode comprar assim que a linha verde voltar a ficar acima da vermelha.

Combinando o Jacaré com outras ferramentas

Muitas combinações diferentes são possíveis entre o Jacaré e demais ferramentas de análise técnica. Aqui estão algumas sugestões.

1. Busque um padrão de reversão (padrão de gráfico ou padrão de vela). Uma vez tendo-o em mãos, use o Jacaré para confirmação (ou seja, aguarde até a linha verde cruzar as outras linhas).

2. Use o Jacaré junto com o Fractals (Fractais). Aguarde o momento no qual o Jacaré esteja dormindo (linhas de equilíbrio entrelaçadas). Coloque uma ordem Buy Stop 1 pip acima do último fractal para cima, localizado acima da boca do jacaré.

Conclusão

O indicador Jacaré (Alligator) tem uma fórmula única que lhe diferencia de um simples arranjo de médias móveis. Baseando-se nestas, o indicador reage a mudanças de preço com uma defasagem no tempo. Ademais, ele pode ser usado tanto para identificar o começo de uma tendência quanto para selecionar o momento no qual a tendência se resume após uma correção. O Jacaré é um sistema de trading pronto para uso que pode ser acompanhado de outras ferramentas analíticas para uma maior precisão no trading. Ao utilizar o Jacaré, confira vários intervalos de tempo do gráfico.

Comece a negociar

2022-03-07 • Atualizado

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.