Carry trade

Leia o artigo no site da FBS

É um tipo de negociação no qual o comerciante vende uma certa moeda com taxa de juros baixa e então a utiliza para comprar outra moeda que rende juros maiores. O objetivo principal do comerciante carry trading é capturar a divergência existente nas taxas de juros e ganhar lucros volumosos com ajuda da alavancagem.

Suponha que você notou que a taxa de juros na África do Sul é de 7%, enquanto que a taxa de juros atual nos EUA é de 1%. Então, espera-se que você ganhe 6% de diferença entre as duas taxas. Para que isso aconteça, você deve pegar emprestado USD (a moeda de baixo rendimento, cujo emissor fixou uma taxa de juros relativamente baixa) e comprar uma moeda de maior rendimento - o Rand sul-africano, neste caso. Você pode aumentar a quantia de dinheiro a ser ganhada utilizando a alavancagem. Por exemplo, se você utiliza uma relação de alavancagem padrão 10:1, você pode ter lucros de 60%. Mas há um grande risco por trás disso: a imprevisibilidade das taxas cambiais. Se ZAR caísse contra USD, você perderia uma grande parte do seu retorno.

Então, embora o carry trade pareça ser muito atrativo, ele é bem arriscado especialmente em tempos problemáticos e incertos, nos quais os investidores tendem a correr para portos seguros de baixo rendimento, negligenciando ativos financeiros arriscados que oferecem retornos maiores.

Lucros obtidos por meio do carry trade podem não ser o objetivo principal do comerciante, mas podem ser um bom complemento aos ganhos que ele tiver com flutuações de preço. 

Exemplo de um comerciante

Julian Robertson é um dos maios famosos comerciantes de carry trade da história. Ele costumava negociar USD/JPY. No período de 1995 a 1998, este par de moedas teve uma valorização de mais de 66%, em parte graças a comerciantes carry trade comprando moedas de alto retorno e vendendo o iene. Esse comerciante podia ter 15% de lucro nos diferenciais das taxas de juros, somado aos 66% que ele ganhou com o aumento em USD/JPY. Julian Robertson estava negociando USD/JPY com alavancagem e ganhou muito dinheiro nesse período. No entanto, após 1998, com a súbita valorização do iene, ele perdeu $2 bilhões.

Comece a negociar

2023-05-25 • Atualizado

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.