Zigue-zague Duplo

Leia o artigo no site da FBS

Como pode deduzir pelo nome, este padrão é formado por dois Zigue-zagues e uma correção entre eles. É o primeiro padrão de correção complexo que vamos avaliar.

Principais regras operacionais para Zigue-zagues Duplos

  • Os Zigue-zagues Duplos se subdividem em três ondas, marcadas com as letras W, X e Y.
  • Geralmente, as ondas W e Y são Zigue-zagues.
  • A onda X pode formar qualquer padrão de correção.
  • A onda X é sempre menor que a onda W.
  • A onda Y é sempre mais longa que a onda X.
  • Na maioria das vezes, os Zigue-zagues Duplos são casos de correção profunda em relação ao movimento de preço anterior.

Não é fácil reconhecer um Zigue-zague Duplo em tempo real. Geralmente, esse padrão se forma quando o primeiro Zigue-zague é bem menor que a correção esperada, de modo que, após uma pausa, chega o segundo Zigue-zague. Ou seja, se o primeiro Zigue-zague não basta para ser uma correção, acontece o segundo Zigue-zague.

Duração da onda X

Habitualmente, tal como mostrado no gráfico abaixo, a onda X é mais longa que as correções dentro das ondas W e Y. Se um padrão aparece nessa forma, fica bem fácil identificá-lo. Lembre-se: só podemos dizer que um ou outro padrão se formou no momento de conclusão da estrutura inteira. Até esse momento, deve-se ter cautela.

Às vezes, porém, a onda X de um Zigue-zague Duplo pode ser relativamente pequena. Em tal caso, podemos tratar essa parte do gráfico como um Zigue-zague individual com ondas A ou C estendidas (dependendo das relações entre as ondas, já que a terceira onda não pode ser a mais curta).

Além disso, se a onda mais longa for a C (um exemplo assim se encontra na direita do gráfico abaixo), devemos também considerar uma hipótese com impulso em desenvolvimento (em tal caso, a onda C se revela como a terceira onda). Logo, é mais seguro ter um Zigue-zague Duplo com onda X longa (veja o gráfico acima). Já uma contagem de ondas com onda X pequena pode ter algumas alternativas.

 

Exemplos reais

Vejamos o gráfico a seguir. Há um Zigue-zague Duplo de baixa com um Triângulo na onda ((x)) (vamos avaliar esse outro padrão nos próximos artigos). As ondas (a) e (c) das ondas ((w)) e ((y)) são impulsos (em certos casos também é possível ter diagonais principais ou finais). Um impulso na onda (i) confirma a conclusão do Zigue-zague Duplo.

 

O próximo gráfico mostra um Zigue-zague Duplo com onda ((X)) estendida, de modo que fica bem fácil contar dois Zigue-zagues nas ondas motrizes ((W)) e ((Y)), ambas as quais têm ondas (A) mais longas. Observe também que a diagonal final na onda (C) de ((Y)) ressalta a conclusão do padrão inteiro.

Abaixo constam mais dois exemplos de Zigue-zagues Duplos. Há um padrão de baixa com impulsos em todas as ondas motrizes. Também há outro Zigue-zague Duplo na onda (x) com uma combinação de diagonais bem rara. A diagonal final na onda ((C)) de (w) é a onda final do primeiro Zigue-zague. O segundo é iniciado pela onda ((A)) de (y), que é uma diagonal principal.

Zigue-zague Triplo: aspectos visuais e principais regras operacionais

Zigue-zague Triplo é o padrão formado por três Zigue-zagues em sequência. São as principais regras para este padrão:

  • Os Zigue-zagues Triplos se subdividem em cinco ondas, marcadas como W, X, Y, XX e Z.
  • Geralmente, as ondas W, Y e Z são Zigue-zagues.
  • A onda X pode formar qualquer padrão de correção, exceto padrões do tipo Triângulo.
  • A onda XX pode formar qualquer padrão de correção.
  • A onda X é sempre menor que a onda W.
  • A onda Y é sempre mais longa que a onda X.
  • A onda XX é sempre menor que a onda Y.
  • A onda Z é sempre mais longa que a onda XX.
  • Na maioria das vezes, os Zigue-zagues Triplos são casos de correção profunda em relação ao movimento de preço anterior.

Como pode ver, a principal diferença em relação aos Zigue-zagues Duplos é que os Zigue-zagues Triplos são formados por cinco ondas, bem como impulsos e diagonal. No entanto, os Zigue-zagues Triplos são ondas corretivas, já os impulsos e a diagonal são ondas motrizes.

Francamente, este padrão é raro. É bem raro, aliás. Devemos evitar usar este padrão na contagem de ondas em tempo real porque, na maioria dos casos, vamos cometer enganos mais cedo ou mais tarde. Se você desconfiar que existe um Zigue-zague Triplo, a primeira coisa a fazer é conferir se existe outra contagem de ondas possível. Muitas vezes, é possível chegar a uma contagem de ondas mais simples.

Exemplo real

É bem difícil achar exemplos, mas um deles pode ser visto no próximo gráfico. Todas as ondas motrizes neste caso são Zigue-zagues. A primeira onda X é um Zigue-zague e a segunda é um Zigue-zague Duplo. Observe que a segunda onda corretiva do Zigue-zague Triplo pode ser marcada como X ou XX.

Comece a negociar

2023-07-25 • Atualizado

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.