MACD (Convergência/Divergência da Média Móvel)

Leia o artigo no site da FBS

O MACD é uma das ferramentas técnicas mais potentes do arsenal de muitos traders. O indicador é usado para conferir a força e a direção de uma tendência, bem como definir pontos de reversão.

O MACD (Moving Average Convergence Divergence, ou Convergência Divergência da Média Móvel) mostra a relação das duas Médias Móveis do preço.

Como implementar

O MACD vem incluso no kit padrão de indicadores do MetaTrader, eliminando a necessidade de baixá-lo. Vá em Inserir, encontre Indicadores, escolha Osciladores e você verá o MACD. O indicador aparecerá em uma janela separada, abaixo do gráfico de preço.

Os ajustes clássicos incluem EMAs de 12 e 26 e uma linha de sinal (SMA) com um período de 9. Você pode escolher outros parâmetros, dependendo do seu estilo de trading e seus objetivos. Por exemplo: o MACD (5,35,5) é mais sensível e pode ser mais adequado para gráficos semanais.

Aumentar o número de períodos da linha de sinal diminui o número de sinais cruzados, ajudando a evitar sinais falsos. No entanto, sinais de trading levarão mais tempo para acontecer em comparação com uma EMA de linha de sinal mais curta.

O indicador pode ser aplicado a qualquer intervalo de tempo, mas é preferencial optar por intervalos a partir de H1.

Funcionamento do indicador

A principal ideia por trás do MACD é que ele subtrai a média móvel de longo prazo da média móvel de curto prazo, o que faz do indicador de acompanhamento de tendência um indicador de fôlego (momentum), combinando as características de ambos.

O MACD não tem fronteiras, mas apresenta uma média zero em torno da qual ele tende a oscilar à medida que as médias móveis convergem, se cruzam e divergem.

A convergência acontece quando as médias móveis se deslocam uma em direção à outra. A divergência, por sua vez, se dá quando as médias móveis se afastam uma da outra. O histograma do MACD fica acima de 0 quando a MA de 12 períodos está acima da MA de 26 períodos, e abaixo de 0 quando a MA mais curta está abaixo da MA mais longa. Logo, valores positivos do histograma indicam tendência bullish e valores negativos indicam tendência de queda.

Como usar

O mercado está bullish quando o MACD se encontra acima de 0 e bearish quando o indicador está abaixo de 0.

O MACD fornece aos traders vários tipos de sinais: cruzamentos de linha de sinal, níveis de sobrecompra/sobrevenda, cruzamentos de linha central, bem como divergências.

1. Cruzamentos de linha de sinal

Um cruzamento bullish se dá quando o MACD começa a subir e então vai acima da linha de sinal. Um cruzamento bearish acontece quando o MACD começa a cair e cruza a linha de sinal para o lado de baixo.

O MACD funciona da melhor forma em tendências quando o alcance do preço é relativamente estreito. Pode ser uma boa estratégia definir uma tendência e então usar apenas os sinais MACD que se encontrem em linha com tal tendência.

Na imagem abaixo, você pode ver que em uma tendência de queda é aconselhável negociar somente cruzamentos MACD negativos com a linha de sinal.

2. Níveis de sobrecompra/sobrevenda

Também é possível usar o MACD como oscilador. Sabe-se que o mercado sempre retorna à média e a MA rápida sempre retorna à lenta. Quanto maior a divergência entre as Médias Móveis (maior ou menor é o histograma MACD), mais bullish/bearish o mercado está e maior é a probabilidade de uma correção do preço que leve o MACD de volta para 0.

Logo, é possível negociar máximas/mínimas extremas do MACD como sinal de que o mercado está sobrecomprado/sobrevendido. Como o indicador não tem limites superiores ou inferiores, você deve julgar os extremos por comparação visual dos níveis MACD. Note que este tipo de sinal exige confirmação pela ação do preço ou outros indicadores técnicos.

3. Cruzamentos de linha zero

Um cruzamento de linha zero bullish ocorre quando o MACD se desloca acima de 0 para o lado positivo, podendo ser usado como confirmação de uma tendência de alta. Um cruzamento de linha zero bearish acontece quando o MACD vai abaixo de 0 para o lado negativo, o que pode ser usado para confirmar uma tendência de queda.

O MACD dá sinais de trading semelhantes a um sistema de duas médias móveis. Uma das estratégias é comprar quando o MACD se deslocar para acima da linha zero (mantendo a posição até o indicador voltar para abaixo de 0) e vender quando o MACD cruzar abaixo da linha zero (fechando a negociação quando o indicador voltar para acima de 0). Porém, esta abordagem só é lucrativa quando surgem fortes tendências — em mercados laterais voláteis, isso pode levar a negociações com prejuízo.

4. Divergências

Preste atenção também à divergência/convergência entre o indicador e o preço. Convergências bullish se formam quando o preço define mínimas menores, enquanto as mínimas do histograma MACD ficam maiores (sinal de compra). Divergências bearish se formam quando o preço renova as máximas e as máximas do MACD ficam menores (sinal de venda).

Vantagens e desvantagens MACD

Uma das maiores vantagens do MACD é que ele é ao mesmo tempo um indicador de tendência e de fôlego. No entanto, como todos os outros indicadores técnicos, o MACD não é perfeito. Sua principal falha é que ele dá os sinais depois da ação do preço. Além disso, o MACD não fornece níveis de Stop Loss ou Take Profit prontos para usar.

Conclusão.

O MACD é um indicador técnico muito útil que produz uma variedade de sinais e pode representar uma base sólida para um sistema de trading. Para filtrar sinais falsos, use o MACD em conjunto com outras ferramentas de análise técnica. Por exemplo Envelopes e indicador ADX

Comece a negociar

2023-05-03 • Atualizado

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.