Ranges

Leia o artigo no site da FBS

O trading de ranges (alcances ou intervalos de variação, em tradução livre) ocorre quando o mercado não tem direção clara. Nem os touros, nem os ursos podem começar uma tendência e o preço se move lateralmente. Ainda assim, a ausência de uma tendência de alta ou de queda não é motivo para deixar de negociar. É bem possível conseguir lucros enquanto o mercado está em fase de range.

Traders de range contam com o fato de que os preços serão negociados entre os mesmos níveis horizontais durante algum tempo. Eles esperam que o preço rebata várias vezes no suporte e na resistência. O objetivo do trader é se beneficiar das flutuações do preço dentro do alcance, vendendo na resistência e comprando no suporte.

Note que os principais pares de moedas (EUR/USD, GBP/USD, USD/JPY, AUD/USD, NZD/USD e USD/CAD) costumam formar mais tendências. Eles têm períodos de consolidação, mas, mesmo assim, são menos propícios para o trading de range. Cruzados (EUR/GPB, CHF/JPY, AUD/CAD e GBP/JPY) passam mais tempo em alcances.

Como negociar em um range?

O primeiro passo para um trader de ranges é definir as fronteiras do range, ou, em outras palavras, encontrar o suporte e a resistência. A forma mais simples de fazer isso é conferindo as máximas e as mínimas anteriores do gráfico. Se as máximas se alinham em uma linha horizontal e também o fazem as mínimas, você possivelmente encontrou as áreas de suporte e resistência. É claro que, na realidade, as máximas não se posicionam exatamente na mesma linha, nem as mínimas. No entanto, o mercado não faz as máximas e as mínimas maiores típicas de uma tendência de alta (ou máximas e mínimas menores em tendências de queda). As bandas de Bollingertambém podem ajudar a acompanhar as fronteiras do range, pois elas representam o suporte a resistência dinâmicos que o limitam.

O segundo passo é acompanhar os estados de sobrecompra e sobrevenda do preço. A ideia é vender quando o par de moedas está em sobrecompra (na resistência) e comprá-lo quando ele fica em sobrevenda (no suporte). Para identificar condições de sobrecompra/sobrevenda, os traders usam um tipo de indicador técnico chamado “oscilador“. Tais indicadores giram em torno de um nível central.

Quando o oscilador sobe a partir de uma linha central e chega em uma área extrema no lado de cima, significa que o par está em sobrecompra. Se, nesse momento, o par estiver perto da zona de resistência, é hora de vender. Quando o oscilador cai a partir de uma linha central e atinge uma área extrema no lado de baixo, significa que o par está em sobrevenda. Se, nesse momento, o par estiver perto da zona de suporte, é hora de comprar. Os osciladores mais populares são o RSI, o CCI e os Estocásticos, sendo o último tipo destes três o mais sensível à ação de preço.

Em suma, a ida do preço a uma das fronteiras do range e o sinal do oscilador são gatilhos para entrar em uma negociação. A probabilidade de sucesso dessa negociação será maior se houver um padrão de vela de reversão perto do suporte/resistência.

Gestão de riscos

É sempre necessário limitar os riscos do trading. O principal risco para traders de range é quando o range é rompido: estratégias de range trading de sucesso consistem em ter lucros pequenos, mas consistentes, minimizando os prejuízos.

O range trading é bom quando o mercado não está muito volátil. Assim, não se recomenda negociar em ranges quando a volatilidade dispara: notícias podem levar o preço bem longe em uma direção. Logo, se você planeja fazer o range trading, confira o calendário econômico para ter certeza de que nenhuma divulgação importante está marcada para as moedas que você escolheu.

As regras para a Take Profit e a Stop Loss no range trading são bem simples. A TP é colocada no lado oposto do range, enquanto a SL é colocada a cerca de metade da amplitude deste. Isso oferece amplo espaço para um drawdown, preservando concomitantemente uma relação recompensa/risco de 2:1. Não é recomendado fazer o scale in ou o scale out da posição. Primeiramente, somar a uma negociação aumentará desnecessariamente sua exposição aos riscos. Além disso, não há muito sentido em tentar fechar parcialmente a negociação, pois a TP não está tão longe.

Conclusão

O range trading tem uma lógica simples e pode ser dominado até por traders novatos. Ao mesmo tempo, é necessário se lembrar que em situações de range o mercado se encontra em um cenário de incerteza. As fronteiras de um range podem ser fluidas e falsos rompimentos podem acontecer. Logo, este tipo de trading exige uma gestão de riscos disciplinada.

Comece a negociar

2022-02-02 • Atualizado

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.