Truncamento na teoria das Ondas de Elliott

Leia o artigo no site da FBS

As Ondas de Elliott são um método gráfico de análise técnica baseado na identificação de ciclos de ondas de movimento do preço. Segundo esse método, existem ondas de diversos tipos. Sob certas condições, aparece o fenômeno chamado truncamento.

O que é truncamento no trading?

Na maioria das ondas de impulso, a quinta onda de Elliott se estende além do extremo da terceira onda. Às vezes, porém, essa quinta onda pode não alcançar o fim da terceira. Este fenômeno recebe o nome de truncamento (ou onda truncada). Em outras palavras: às vezes, a quinta onda vem fraca e termina sem alcançar o fim da terceira onda. Uma situação assim pode ocorrer na quinta onda de um impulso ou uma diagonal final. É raro — se não impossível — ter uma quinta onda truncada em uma diagonal principal. Geralmente, o truncamento acontece após uma terceira onda forte. Você pode acompanhar os movimentos das várias ondas nas plataformas de negociação.

Exemplos reais de truncamento

Como pode ver no gráfico abaixo, há um impulso de alta na onda ((i)), com uma enorme extensão na onda (iii). A onda (iv) acabou como um padrão Plano (vamos examiná-lo nos próximos artigos). Também há um movimento de preço de cinco ondas a partir do ponto final da onda (iv), seguido por uma queda. Logo, a quinta onda da onda ((i)) mostrou ser truncada.

Tipos de ondas truncadas

As ondas de Elliott truncadas têm dois tipos:

Onda de impulso

Onda de impulso é um movimento do mercado, direcional e separado, que determina a direção da tendência e o tipo mais comum de onda motriz. Em um impulso, não há sobreposição entre os territórios da quarta e da primeira onda.

Onda diagonal

A onda diagonal representa um padrão de movimento que não se tornou impulso devido à presença de um ou dois aspectos de correção. No caso dos triângulos diagonais — assim como nas ondas de impulso — a principal característica é que nenhuma das subondas opostas pode regredir mais que o tamanho da última subonda ativa.

Existe uma diferença entre as ondas dos tipos diagonal principal e diagonal final. A diagonal final é um tipo especial de onda que se desenvolve no lugar da quinta onda, quando o movimento anterior da terceira onda foi “rápido e longe demais”, tal como descrito por Elliott.

Como reconhecer o truncamento

Como é bem desafiador reconhecer um truncamento na contagem de ondas em tempo real, aqui vão algumas dicas:

1. Na maioria dos casos, o truncamento se forma em impulsos em que a terceira onda é enorme. Em uma situação assim, devemos estar atentos à possibilidade de falha na quinta onda.

2. Quando observamos um movimento de preço de cinco ondas a partir do ponto final da quarta onda e o mercado não passa do fim da terceira onda, existe uma opção. Nesse caso, o movimento de preço de cinco ondas pode ser a onda número um da quinta onda ou a própria quinta onda. O cerne da questão é o que acontece após esse movimento de preço de cinco ondas que vem depois da quarta onda. Se observamos uma correção local de três ondas, é provável que a quinta onda seja continuada. Contudo, se é um movimento de preço de cinco ondas que toma forma, devemos estar prontos para encarar um truncamento na quinta onda.

3. Como mostra o gráfico abaixo, às vezes é possível observar um truncamento mesmo quando a terceira onda não é enorme. Aqui, a onda ((3)) é pouco maior que a onda ((1)), mas a onda ((5)) não conseguiu romper a mínima da terceira. Tal caso costuma acontecer quando uma tendência maior está perdendo fôlego. Para deixar claro: como é muito arriscado tentar identificar um truncamento em tempo real, podemos apenas fazer essa suposição quando um movimento de preço de cinco ondas se forma na direção oposta.

4. Vamos ao exemplo seguinte, que mostra um caso de truncamento pequeno. A máxima da onda ((v)) é ligeiramente menor que o ponto final da onda ((iii)). Uma queda de cinco ondas chega em seguida, confirmando que o truncamento aconteceu. Preste atenção no fato de que a onda ((iii)) foi longa, apontando a possibilidade de truncamento.

5. Além disso, a quinta onda da diagonal final também pode ser truncada. Como você já deve saber, na maioria das vezes as diagonais finais são compostas por zigue-zagues. Assim, a quinta onda truncada do padrão pode se formar como zigue-zague e não como movimento de cinco ondas tal como nos impulsos. É comum ter um truncamento em diagonais finais em expansão porque a lógica é a mesma das ondas de impulso. A terceira onda de uma diagonal expandida geralmente é mais longa que a primeira, mostrando que o mercado está cansado e que a quinta onda simplesmente não tem força suficiente para alcançar o ponto final da terceira onda.

6. Outra dica para identificar um truncamento em diagonais em expansão: como a quinta onda deve ser um Zigue-Zague, a onda C deste padrão pode ser uma diagonal final. Se o ponto final de uma diagonal na onda C da quinta onda não alcança o extremo da terceira onda, é razoável a chance de ocorrer um truncamento. O gráfico abaixo traz um exemplo dessa situação: observa-se um pullback (recuo) do lado superior da diagonal, levando a um enorme rally baixista.

Moral da história

De acordo com o método de Elliott, a quinta onda de diagonais de impulso ou finais pode ser truncada. A forma da quinta onda de Elliott truncada não é afetada. Em ondas de impulso, o truncamento é formado como impulso ou diagonal; em ondas diagonais, como Zigue-Zague. O truncamento da quinta onda de uma diagonal principal é extremamente raro. Um movimento de preço de cinco ondas na direção oposta confirma o truncamento.

Comece a negociar

2022-09-29 • Atualizado

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.