Padrões Zigue-Zague e Plano no trading
Ao contrário das ondas motrizes, as correções são estruturas mais complicadas e ambíguas. O conjunto é formado por padrões de correção diversos, uns simples, outros complexos:
- Zigue-Zague
- Plano (Flat)
- Zigue-Zague Duplo/Triplo
- Três Duplos/Triplos
- Triângulos
Os dois primeiros (Zigue-Zague e Plano) são padrões simples e unidades formadoras de correções mais complexas. Os dois serão abordados neste artigo.
O que é o padrão Zigue-Zague no trading?
O padrão Zigue-Zague é um deslocamento de preço em forma de zigue-zague. Resumidamente, é uma linha que liga outras duas linhas quase paralelas com aspecto de zigue-zague. É classificado como “onda de correção” e pode resultar em um movimento altista, baixista ou lateral, dependendo das condições observadas. Mais adiante neste texto, vamos descrever cada um dos padrões do tipo Zigue-Zague que você pode encontrar na sua rotina de operações e falar sobre como identificá-los na sua plataforma de negociação.
Assim como a maioria dos padrões de correção, o Zigue-Zague se divide em três ondas, identificadas pelas letras A, B e C.
Principais regras para padrões do tipo Zigue-Zague
- Os zigue-zagues se dividem em três ondas.
- A onda A é sempre um impulso ou diagonal principal.
- A onda B pode ter a forma de qualquer padrão de correção.
- A onda C é sempre um impulso ou diagonal final.
- A onda B é mais curta que a onda A.
- A onda C é mais longa que a onda B.
- As ondas A e C são motrizes; a onda B é corretiva.
A maioria dos traders acredita que o preço se desloca em ondas. O Zigue-Zague é uma das mais importantes ondas de preço. Você pode identificá-la após quase toda onda impulsiva (impulso formado por cinco ondas). Lembrar essas regras pode parecer difícil à primeira vista, mas ao se acostumar com elas, as suas operações terão uma melhora gradual.
Você também pode configurar um indicador Zigue-Zague, um recurso de negociação que ajuda a identificar ondas de correção.
Fórmula do indicador Zigue-Zague
Vamos começar com a fórmula complexa, para traders avançados, e depois observar uma versão mais simples:
Zigue-Zague (HL, %variação = X, retração = FALSO, ÚltimoExtremo = VERDADEIRO)
Se %variação >= X, plotar Zigue-Zague
Sabendo que:
HL = deslocamento de preço Máxima-Mínima
%variação = movimento de preço mínimo, em porcentagem
Retração = uma retração do movimento anterior ou uma variação absoluta do pico ao fundo
ÚltimoExtremo = se o preço extremo é o mesmo em vários períodos, o preço extremo é a primeira ou a última observação
A fórmula é útil para quem busca configurar o próprio indicador Zigue-Zague. Se o seu objetivo é apenas entender o funcionamento do indicador Zigue-Zague, existem algumas dicas:
- Escolha um ponto inicial (máxima ou mínima de oscilação).
- Escolha a porcentagem do movimento de preço (% movimento de preço).
- Identifique a próxima máxima ou mínima de oscilação que difere do ponto inicial => % movimento de preço.
- Desenhe a linha de tendência do ponto inicial ao ponto novo.
- Identifique a próxima máxima ou mínima de oscilação que difere do ponto novo => % movimento de preço.
- Desenhe a linha de tendência.
- Repita a máxima ou mínima de oscilação mais recente.
A notação => significa “maior ou igual a” (exemplo: X => 5 significa “X é maior ou igual a 5”).
Para instalar o indicador Zigue-Zague, você deve baixá-lo no site MQL5 e seguir nosso tutorial de como instalar um indicador personalizado no MetaTrader.
Limitações do indicador Zigue-Zague
O Zigue-Zague é um indicador técnico com defasagem (lagging) que se desloca depois do mercado, ou seja, este já se encontra à frente. Isso significa que é possível observar um movimento quase em seu fim e, de repente, o aparecimento de uma linha do indicador Zigue-Zague. Logo, convém avaliar o uso desse indicador em conjunto com outros bons indicadores técnicos, de modo a observar um movimento iminente com mais antecedência. A retração de Fibonacci é um exemplo de indicador complementar em tal caso — ela ajuda o trader a marcar possíveis linhas de suporte e resistência. Não deixe de ler sobre indicadores técnicos no MT4 para entender como funcionam.
O que é padrão Plano no trading?
O padrão Plano também é uma onda de correção subdividida em três ondas, marcadas com as letras A, B e C. Porém, sua estrutura é diferente. É um padrão corretivo que corre contra a tendência. O padrão tende a ser uma retração da tendência anterior e às vezes pode lembrar o padrão Bandeira (Flag). Em outras situações, ele pode se parecer com um simples alcance (range) que passa mais tempo preso em um movimento lateral do que provocando alguma evolução do preço.
Tipos de padrão Plano
Observe no gráfico abaixo que existem três tipos de padrão Plano, conforme o comprimento das ondas B e C.
Plano regular: a onda B é quase igual à onda A (pelo menos 90%) e a onda C tende a ser igual à onda B.
Plano expandido: a onda B é mais longa que a onda A; a onda C é mais longa que a onda B.
Plano corrente: a onda B é mais longa que a onda A, mas a onda C é mais curta que a onda B.
Principais regras para padrões do tipo Plano
- O Plano é formado por três ondas.
- A onda A pode ser qualquer padrão de correção, exceto Triângulo.
- A onda B pode ser qualquer padrão de correção, mas na maioria dos casos é um Zigue-Zague.
- A onda C é sempre um impulso ou diagonal final.
- A onda B tem comprimento superior a 90% do comprimento da onda A.
- A onda C é geralmente igual a ou até mais longa que a onda B.
- As ondas A e C são motrizes; a onda B é corretiva.
Exemplos reais de padrões Zigue-Zague e Plano
Padrão Zigue-Zague de queda
O gráfico mostra um Zigue-Zague simples na onda (ii), com impulsos nas ondas a e c. Essa é a estrutura mais comum dos padrões do tipo Zigue-Zague. Preste atenção também na diagonal principal, formada após a onda (ii). O padrão confirmou o fim do Zigue-Zague.
Zigue-Zague de alta com diagonal principal na onda a
Os padrões de ondas de Elliott se formam em todos os mercados, inclusive no de criptomoedas. Observe abaixo o gráfico do Ethereum, em que podemos identificar três zigue-zagues. O maior deles é a onda (ii). Perceba que a onda (a) de (ii) é um padrão do tipo diagonal principal. A onda ii (à direita) é um Zigue-Zague com a mesma estrutura (a onda ((A)) é uma diagonal principal). A onda b é outro zigue-zague (no meio do gráfico), cuja onda ((A)) é bem mais longa que a onda ((C)). Tal desproporcionalidade às vezes acontece. Agora você sabe o que pode encontrar na sua avaliação.
Zigue-Zague de alta com diagonal final na onda ((c))
Também é possível observar um Zigue-Zague com diagonal final na onda C. Este caso pode ser visto no próximo gráfico. A onda ((a)) aqui é um impulso, mas após a onda ((b)) há uma diagonal final na onda ((c)). Como já deve saber, uma diagonal final pode se formar na posição da última onda da onda motriz (onda cinco de um impulso ou onda C de um zigue-zague).
Zigue-Zague de queda com diagonais principal e final
O gráfico abaixo ilustra um caso raro, em que as ondas motrizes do Zigue-Zague são formadas como diagonais principal e final. Diagonais em contração são a situação mais comum, mas também é possível observar uma estrutura com diagonais em expansão.
Zigue-Zague de queda
Às vezes, a onda C do Zigue-Zague pode ter um deslocamento veloz, como mostra o gráfico a seguir. A onda (a) apresenta estrutura clara e bem-definida, mas a onda (c) é formada por apenas três barras. Isso geralmente ocorre quando notícias ou acontecimentos políticos impactam o movimento do preço.
Padrão Plano regular
No gráfico abaixo nota-se um padrão Plano na onda b. O Plano é do tipo regular porque a onda ((B)) é uma fração de cerca de 0,9 do comprimento da onda ((A)). Já a onda ((C)) é bem veloz. Outro aspecto interessante: há dois Zigue-Zagues nas ondas ((A)) e ((B)). O primeiro padrão tem a onda (A) como diagonal principal em expansão, algo bem raro. O Zigue-Zague seguinte tem uma diagonal principal em contração na onda (A) de ((B)), que é um caso mais comum.
Padrão Plano regular com diagonal final na onda C
A onda C do padrão Plano também pode ser uma diagonal final, tal como mostrado no próximo gráfico. A onda (b) é mais curta que a onda (a), então trata-se de um padrão Plano regular. Todavia, uma diagonal final na onda (c) acaba abaixo da máxima da onda (a). É assim que acabam os padrões do tipo Plano corrente. Observe que cada tipo de padrão Plano apresenta algumas variações no mercado real.
Padrão Plano expandido
O último gráfico traz um exemplo perfeito de padrão Plano expandido. A onda ((B)) é bem mais longa que a onda ((A)) e o fim da onda ((C)) rompe a mínima da onda ((B)). O impulso altista que aparece na onda ((1)) confirma que o padrão Plano acabou.
Conclusão
Identificar um padrão Plano ou um Zigue-Zague pode ser difícil para o trader novato, pois é preciso conhecer as inúmeras variações desses padrões. Embora esses padrões possam parecer complicados, o entendimento destes oferece ao trader uma compreensão melhor da estrutura do mercado global. Os padrões podem ser úteis em várias técnicas de negociação. Considere também ler nossos tutoriais do indicador ROC e do indicador Aaron para aprofundar seus conhecimentos em trading.
Comece a negociar2023-06-30 • Atualizado
Outros artigos nesta seção
- Estrutura de um robô de negociação
- Montando um robô de trading sem programar
- Como lançar robôs de trade no MetaTrader 5?
- Trading algorítmico: o que é isso?
- Orientações sobre alternância
- O que é um Triângulo?
- Padrões Double Three e Triple Three
- Zigue-zague Duplo
- Truncamento na teoria das Ondas de Elliott
- Ichimoku
- Padrão Diagonal Final
- Como operar gaps?
- Padrão diagonal principal
- Padrão de ondas de Wolfe
- Padrão de três unidades para traders
- Tubarão
- Borboleta
- Caranguejo
- Bat
- Gartley
- ABCD
- Padrões harmônicos
- Ondas motrizes e corretivas. Graus de onda
- Introdução à teoria das Ondas de Elliott
- Como negociar rompimentos
- Negociando com notícias Forex
- Take Profit: como operar Forex no profit
- Gestão de riscos
- Como colocar uma ordem Stop Loss?
- Indicadores técnicos: negociação de divergências