Montando um robô de trading sem programar

Depois de ter lido o primeiro e o segundo artigo do curso Trading Algorítmico com MQL5, você já sabe a origem do trading algorítmico e os principais tipos de robôs de negociação. Também mostramos onde encontrar esses programas de negociação automatizada no MetaTrader 5. Não é segredo que boas habilidades de programação ajudam a montar um robô, mas será que é realmente necessário ser programador para construir um expert advisor? Não, não é! O MetaTrader 5 permite criar robôs de negociação simples e prontos para usar por meio do Assistente MQL5. Vamos aprender a fazer isso!

GM-4012 в статью #3 по алготрейдингу в Guidebook.jpg

O que é Assistente MQL5?

O Assistente MQL5 (ou MQL5 Wizard) é um recurso que ajuda a criar modelos de robôs e programas com base nos ajustes escolhidos, gerando expert advisors capazes de fornecer sinais confiáveis. Tudo o que precisa fazer é escolher os parâmetros desejados como base para a construção do expert advisor. Para acessar o recurso, você deve abrir o MetaEditor, um ambiente de desenvolvimento de estratégias de negociação integrado à plataforma MetaTrader 5. O botão do MetaEditor fica logo acima do seletor de timeframes.

333.png

Após abrir o MetaEditor, você deve clicar em “Novo”, no canto superior esquerdo do programa. Esse botão vai iniciar o Assistente MQL5.

1.png

Como criar um expert advisor no Assistente MQL5?

Você pode facilmente desenvolver um novo expert advisor seguindo as instruções dadas pelo Assistente MQL5. Vejamos cada passo em detalhe.

Primeiramente, você deve definir a estratégia que quer programar em seu robô de negociação.

A biblioteca do Assistente MQL5 traz um conjunto de sinais. Estes são basicamente os alertas padrão que os indicadores fornecem. Ao criar um expert advisor, você pode utilizar qualquer combinação dos módulos dos sinais de negociação (até 64). Pode também consultar a descrição na documentação MQL5.

Vamos usar em nosso exemplo as seguintes entradas:

 Instrumento: EUR/USD

Timeframe: H4

Indicadores: médias móveis simples com períodos 21 e 89, e MACD (12; 24; 9).

Vamos agora construir o expert advisor

No Assistente MQL5, clique em Expert Advisor (gerar).

 Рисунок3.png

O próximo passo é dar um nome ao seu expert advisor. Você também pode determinar um ativo e timeframe com os quais o EA vai trabalhar. Como queremos operar EUR/USD no timeframe H4, anotamos “EURUSD” no parâmetro símbolo e “H4” no timeframe.

Escolhendo os sinais certos para seu expert advisor

Este é o passo mais interessante do processo. Aqui declaramos no seletor de propriedades os ajustes sob os quais o robô de negociação vai operar. Selecionamos os sinais predeterminados após clicar em Adicionar. Cada conjunto de sinais tem seus parâmetros. Por exemplo: para adicionar ao nosso EA os sinais da média móvel de 21 períodos, devemos definir seu período (21), seu deslocamento em relação à barra atual (0), o método de cálculo da média (Simples), o preço a aplicar à MA (preço de fechamento) e o peso do sinal (1.0).

Рисунок5.png

 

Quanto ao MACD, mantemos seus ajustes padrão (período veloz/fast = 12; período lento/slow = 24; período do sinal/signal = 9).

Рисунок6.png

Para consultar a descrição detalhada de cada sinal, visite o site MQL5.

Você também pode especificar um timeframe para um determinado sinal. Se, por exemplo, quiser ver uma confirmação em um timeframe maior, deverá preencher o parâmetro Timeframe.

Aplicando uma trailing stop

Adicionados todos os parâmetros, nosso Expert Advisor está quase pronto. O próximo passo é definir as propriedades trilhantes do nosso EA. Em outras palavras, precisamos decidir se vamos utilizar ou não a Trailing Stop Loss. São quatro opções:

  • não utilizar Stop Loss (“trailing stop not used”);
  • posicioná-la com base em nível stop fixo (“fixed Stop level”);
  • defini-la com base em uma MA específica (“based on MA”);
  • utilizar o SAR Parabólico.

Em nosso exemplo não vamos usar a trailing stop loss.

Regras da gestão financeira

No passo final, você pode declarar as regras de gestão financeira de seu expert advisor. Optamos por operar com volume de negociação fixo de 0,1 lote e risco de 10%.

Рисунок7.png

Após clicar em Concluir, obtemos um grande código estruturado no MetaEditor. Trata-se da coluna e dos ossos do nosso expert advisor.

Рисунок8.png

Como transformá-lo em robô? É fácil. Basta pressionar o botão Compilar. Isso vai gerar um arquivo para seu robô e transferir o código para o MT5.

Рисунок9.png

Feito isso, você vai encontrar o robô na janela Navegador do MT5.

Рисунок10.png

Você pode testar seu robô de negociação. Clique com o botão direito no nome do robô e selecione Teste. Após abrir o testador de estratégias, escolha os parâmetros adequados e então clique em Iniciar. Você pode obter os resultados dessa verificação na barra de testes.    

Рисунок11.png

Agora você já é capaz de construir um robô de negociação plenamente funcional sem precisar de habilidades ou experiência em programação. Contudo, se quiser que seu expert advisor execute comandos mais complexos, será necessário aprender a programá-los corretamente. Nos próximos artigos deste curso, você vai aprender o básico para programar seu primeiro robô em MQL5!

Perguntas frequentes

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como ativar o Bônus Level Up?

    Abra uma conta do Bônus Level Up na versão web ou móvel da Área Pessoal FBS e receba até US$140 grátis na sua conta.

Últimas notícias

USD em movimento estranho às vésperas do índice CPI

Os Estados Unidos vão publicar a inflação geral e seu núcleo, conhecidos também como índice CPI e núcleo do CPI, em 10 de agosto, às 15:30 (GMT+3).

NFP: mais fôlego para o USD?

A Agência de Estatística do Trabalho dos Estados Unidos vai publicar os ganhos médios por hora, a criação de empregos não agrícolas (NFP) e a taxa de desemprego em 5 de agosto, às 15:30 (GMT+3).

Reino Unido acelera o aperto monetário

O Banco da Inglaterra (BoE) vai publicar a taxa oficial e a declaração de política monetária no dia 4 de agosto, às 14:00 (GMT+3).

Deposite com sistemas de pagamento locais

Jogue como um craque

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Siga-nos no Facebook

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera