Bancos centrais: política e efeitos

Bancos centrais: política e efeitos

O banco central é o elemento-chave do sistema financeiro de um país. Ele controla a oferta de dinheiro, as taxas de juros e a moeda nacional. Além disso, o banco central geralmente supervisiona o sistema bancário comercial de seu país. Bancos centrais têm várias funções importantes, das quais a principal é manter a estabilidade dos preços controlando a inflação. Cabe ao banco central promover a saúde econômica de um país.Esses órgãos impactam o mercado — “intervenção do banco central” é uma expressão bem conhecida. O banco entra no mercado cambial para comprar ou vender moedas visando a influenciar as taxas cambiais. Outra forma de intervir é disponibilizar informações necessárias no mercado, o que se chama intervenção verbal.Para ter um bom entendimento da política de qualquer banco central, você precisa conhecer seus principais objetivos, tarefas básicas, a programação e a agenda de suas reuniões. Ademais, você precisa estar apto a prever o possível impacto das medidas por ele tomadas no futuro valor da moeda afetada.

O Federal Reserve (Fed) é o banco central dos Estados Unidos, incluindo 12 regionais localizadas em grandes cidades país afora. Elas reúnem informações econômicas a fim de possibilitar ao Fed escolher a política monetária adequada. Decisões de política monetária no Fed são tomadas pelo Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), formado por 7 membros do Conselho do Governador e 5 presidentes do Reserve Bank.As reuniões do FOMC representam um dos acontecimentos mais esperados e têm forte impacto no mercado de câmbio. O Fed anuncia a taxa de juros (taxa de fundos federal), oferece perspectivas econômicas que influenciaram sua decisão sobre a taxa e fornece algumas pistas sobre futuras mudanças nas declarações.  Reuniões acompanhadas de coletivas de imprensa (geralmente em março, junho, setembro e dezembro) são as mais importantes, pois são nas mesmas que acontecem as mudanças de taxa.Vale acrescentar que, 3 semanas após cada reunião, o banco central divulga suas minutas. Este documento contém informações a respeito da decisão anterior e pode revelar as intenções do Fed em relação à futura política monetária.Ao decidir sua política, o Federal Reserve leva em conta indicadores econômicos como crescimento do PIB, IPC principal, índice de preços PCE principal, salários médios por hora e folhas de pagamento não agrícolas.Os traders tentam prever as ações do Fed e suas expectativas fazem com que o dólar dos EUA suba e caia.

O Banco Central Europeu (BCE, ou ECB em inglês) é o banco central dos 19 países da União Europeia que adotaram a moeda comum — o euro — em 2002.Suas principais atribuições são definir e implantar a política monetária para a zona do euro; encarregar-se dos bancos nacionais dos membros da zona do euro; operar o câmbio; promover o funcionamento estável de sistemas de pagamento e zelar pelas divisas em posse da zona do euro.O BCE toma decisões de política monetária a cada 6 semanas. Essas decisões são seguidas de coletivas de imprensa e têm grande impacto nas dinâmicas do euro, enquanto as minutas das reuniões do BCE não costumam afetar muito o mercado.

O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) é o banco central do Reino Unido, cuja história começa no ano de 1694. As principais tarefas do BoE não diferem daquelas de outros bancos centrais. O órgão dá apoio ao crescimento econômico britânico, mantém a inflação e define taxas de juros.O comitê de política monetária (MPC) do Banco se reúne uma vez por mês para definir a política monetária. O banco central divulga as minutas das reuniões logo após o término das mesmas, as quais são frequentemente acompanhadas por coletivas de imprensa com o governador do BoE.Uma vez por trimestre, o Banco divulga seu relatório sobre inflação, contendo suas projeções para a mesma e para o PIB.Ademais, o banco central publica informações do programa de impressão de dinheiro (o valor total do dinheiro que o BoE criará e usará para comprar ativos no mercado aberto).

O principal objetivo do Banco do Japão (BOJ) é basicamente o mesmo que os dos outros órgãos: “realizar o controle cambial e monetário para propiciar a estabilidade dos preços“.

O Banco do Canadá (BOC) existe “para regulamentar o crédito e a moeda, nos melhores interesses da vida econômica da nação“. Um dos aspectos do trabalho do BOC é sua pesquisa de perspectiva empresarial: cerca de 100 empresas com as maiores participações no PIB avaliam as condições de negócios. Esta pesquisa dá boas pistas sobre a política monetária.A principal meta do Reserve Bank of Australia (RBA) é “contribuir para a estabilidade da moeda, pleno emprego e a prosperidade econômica e o bem-estar do povo australiano“. O banco central serve ao governo e suas agências, e também aos bancos centrais e instituições no exterior. Ademais, ele mantém as reservas de ouro e moeda estrangeira da Austrália.

O Reserve Bank of New Zealand (RBNZ) “administra a política monetária para manter a estabilidade de preços, promove a manutenção de um sistema financeiro são e eficiente, e fornece as notas e as moedas da Nova Zelândia“.Nota: vale dizer que discursos de membros de bancos centrais também influenciam a economia, pois não há pessoas mais amarradas à política monetária do que estas. As palavras dos diretores dos bancos centrais são as que mais afetam os mercados.O que acompanhar no calendário econômico:

Таблица-для-сайта-(1).jpg

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como ativar o Bônus Level Up?

    Abra uma conta do Bônus Level Up na versão web ou móvel da Área Pessoal FBS e receba até US$140 grátis na sua conta.

Últimas notícias

Será que o Fed vai dar fôlego ao USD?

O Fed americano vai divulgar em 19 de maio, às 21:00 (GMT+3), as minutas de sua reunião.

Tendências do USD: insights do varejo

Os EUA vão publicar as vendas no varejo totais e principais em 14 de maio, às 15:30 (Horário MT).

Dados semanais dos empregos nos EUA: o que esperar?

Os Estados Unidos vão publicar os pedidos iniciais de seguro-desemprego semanais no dia 13 de maio, às 15:30 (Horário MT).

Deposite com sistemas de pagamento locais

Saiba mais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Siga-nos no Facebook

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em 00:30:00

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera