Everything you should know about Ichimoku Kinko Hyo indicator

Everything you should know about Ichimoku Kinko Hyo indicator

Ichimoku Kinko Hyo (IKH) é um indicador técnico muito útil e informativo. Ele mostra a direção da tendência dominante; suas linhas podem lhe servir como suportes e resistências consolidados e suas nuvens lhe permitirão visualizar o momento e a força da tendência. À primeira vista, Ichimoku Kinko Hyo pode parecer assustador e confuso. Mas, quando você compreender sua leitura, você verá que a informação e os sinais que ele oferece são muito úteis. No tutorial a seguir, nós lhe diremos sobre as linhas Ichimoku gerando diversos sinais comerciais, as chamadas nuvens (Kumo-clouds) e lags (defasagens). Em seguida, vamos explicar como analisar o mercado com esta maravilhosa ferramenta técnica. Então, vamos "dar uma olhada no gráfico em equilíbrio" (esta é a tradução literal da frase Ichimoku Kinko Hyo).

Componentes Ichimoku

Kijun Sen (linha azul, linha de base): é um grande componente indicador do Ichimoku Kinko Hyo, é utilizado para medir o momento de médio prazo. É calculado tirando-se a média das maiores máximas e as menores mínimas dos 26 períodos anteriores. Em termos para leigos, isso significa marcar o meio do intervalo das últimas 26 velas.

Tenkan Sen (linha vermelha, linha de conversão): é mais uma linha de virada que é derivada da média das maiores máximas e das menores mínimas dos últimos nove períodos. Ela mostra o meio do alcance das 9 velas anteriores.

Chikou Span (linha verde): é uma linha defasada, atrasada. Seu preço de fechamento pode ser encontrado deslocando-se para a esquerda por 26 períodos. Pense nisso como uma reflexão de volta ao que já aconteceu, como uma repintura.

Senkou Span (linhas laranjas): a primeira linha Senkou é a média de Tenkan Sen e de Kijun Sen transferida 26 períodos adiante. A segunda linha Senkou é a média das maiores máximas e a das menores mínimas para os 52 períodos anteriores e é plotada (desenhada) 26 períodos adiante.

Kumo (nuvem): é a área sombreada entre as duas linhas Senkou Span. A nuvem é percebida como um atrator de preços. O preço tende a encaminhar-se a suas fronteiras, que são os níveis formais do preço. Em outras palavras, o preço muito frequentemente revisita os níveis que testou anteriormente.

Como negociar com componentes Ichimoku

Agora, vejamos o que esses componentes podem nos dizer

Linhas de equilíbrio (Kijun-Sen e Tenkan-Sen)

As linhas de equilíbrio podem nos mostrar a direção da tendência no momento presente. A nuvem prediz a futura direção de uma tendência. Suas cruzadas são is sinais para a identificação de reversões de mercado.

Sinais comerciais Kijun-Sen

Um sinal comercial bearish (urso) ocorre quando o preço atravessa a linha Kijun-Sen de cima para baixo.

1_1.jpg

Um sinal bearish fraco ocorre quando a cruz está acima do Kumo

1_2.png

Um sinal bearish neutro acontece quando a cruz está dentro da nuvem

1_3.png

Um sinal bearish forte acontece quando a cruz está abaixo da nuvem

Um sinal comercial bullish (touro) ocorre quando o preço atravessa a linha Kijun-Sen de baixo para cima 

2_1.png

Um sinal bullish fraco ocorre quando a cruz está abaixo da nuvem

2_2.png

Um sinal bullish neutro ocorre quando a cruz está dentro do Kumo

4_3.png

Um sinal bullish forte ocorre quando a cruz está acima da nuvem.

 Sinais comerciais Tenkan Sen

Um sinal bearish está presente quando o Tenkan Sen atravessa a linha Kijum Sen de cima para baixo.

4_1.png

Um sinal bearish fraco ocorre quando a cruz está acima da nuvem

4_2.png

Um sinal bearish neutro ocorre quando a cruz está dentro da nuvem

4_3.png

Um sinal bearish forte ocorre quando a cruz está abaixo da nuvem

Um sinal bullish está presente quando o Tenkan Sen cruza o Kijum de baixo para cima.

3_1.png

Um sinal bullish fraco ocorre quando a cruz está abaixo da nuvem

3_2.png

Um sinal bullish neutro ocorre quando a cruz está dentro da nuvem

3_3.png

Um sinal bullish forte ocorre quando a cruz está acima da nuvem

Sinais comerciais Kumo (Nuvem)

As fronteiras da nuvem (Senkou Spans) são boas linhas de suporte e resistência.

A largura de banda da nuvem é uma medida comprovada da volatilidade do mercado. Quanto mais larga a nuvem, mais volatilidade e menos certeza teremos sobre a futura direção do preço. Nuvens estreitas e planas são sinais de que o mercado está movendo para os lados. 

Você também pode usar Kumos para identificar a direção da tendência dominante. Se o preço estiver acima da nuvem, significa que há uma tendência de alta e há várias oportunidades de compra. Se o preço estiver abaixo da nuvem, é melhor buscar curtas em vez de longas. A própria nuvem frequentemente age como suporte/resistência.

As voltas (cruzadas) dos Senkou spans (as linhas que formam o Kumo) são geralmente usadas para a identificação de pontos de reversão.

bearish_strong.png 

Um sinal bearish ocorre quando o Senkou Span A cruza o Senkou Span B de cima para baixo. Em outras palavras, quando a nuvem muda do estado bullish para o bearish. Um sinal bearish forte ocorre quando o preço está abaixo da nuvem

bullish_strong.png

Um sinal comercial bullish ocorre quando o Senkou Span A cruza o Senkou Span B de baixo para cima. Em outras palavras, quando a nuvem muda do estado bearish para o bullish. Um sinal bearish forte ocorre quando o preço está abaixo da nuvem (veja a figura).

Alguns sinais emergem quando o preço rompe a Nuvem de dentro para fora. 

price breaks above kumo.png

Um sinal bullish ocorre quando o preço sobe e rompe a fronteira superior da Kumo

price breaks below kumo.png

Um sinal bearish ocorre quando o preço cai e rompe a fronteira inferior da Kumo

Sinais comerciais Chinkou Span

Se o Chinkou Span cruzar os preços de baixo para cima, você deve comprar. Ao mesmo tempo, você deve monitorar de perto onde o preço atual está localizado em relação à Nuvem: um sinal bullish é forte quando o preço está acima da Nuvem; o sinal é neutro se o preço estiver dentro da Nuvem, e fraco quando o preço estiver abaixo da Nuvem. Note que o sinal é bom somente quando o Chinkou Span passa pelo corpo da vela.

Aqui temos um exemplo de sinal bullish forte. Tente responder por que é assim:

Chinkou goes above price.png

Se o Chinkou Span cruzar os preços de cima para baixo, você deve vender. Além disso, você deve monitorar de perto a localização do preço atual em relação à Nuvem: o sinal bearish é forte se o preço estiver abaixo da Nuvem; o sinal neutro ocorre quando o preço está dentro da Nuvem e um sinal fraco se faz presente quando o preço está acima da Nuvem.

O recuo do Chinkou Span do preço é um sinal de continuação da tendência atual. Por exemplo, aqui o Chinkou Span recua dos preços para cima, sinalizando continuação de uma tendência de alta.

Continuation.png

 

 

Popular

IPC do Reino Unido

O Reino Unido publicará os números do IPC às 11:30, horário MT, em 17 de outubro.

Reunião do BCE

Os traders estão aguardando impacientemente a reunião do Banco Central Europeu no dia 26 de outubro. O órgão publicará sua decisão sobre a política monetária às 14:45, horário MT. O Presidente do BCE, Mario Draghi, fará uma coletiva de imprensa às 15:30, horário MT. 

Reunião RBA

A política do Reserve Bank da Austrália (RBA) é o fator-chave do AUD. O órgão publicará sua decisão de política monetária às 05:30, horário MT, em 7 de novembro. 

Promoções que podem lhe interessar

Deposite com sistemas de pagamento locais

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde