Ferramentas de Fibonacci

Ferramentas de Fibonacci

As ferramentas de Fibonacci são constantemente utilizadas pelos comerciantes Forex. Você deve conhecê-las como a palma de sua mão, porque muitos analistas usam essas ferramentas para identificar níveis de suporte e resistência ou prever o alcance potencial da movimentação de preço.

Antes de falar das ferramentas Fibo propriamente ditas, decidimos lhe apresentar o homem que desenvolveu as mesmas: Leonardo Fibonacci. Em seu livro "Liber Abaci" (1202), o acadêmico estudou o crescimento de uma população idealizada de coelhos de forma sequenciada. Ele conseguiu descobrir uma série simples de números (0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, etc). Cada número nesta sequência é a soma dos dois anteriores. Uma coisa maravilhosa é que as razões desses números correspondem às proporções naturais das coisas do universo. Diferentes movimentações no mercado são frequentemente consistentes com as razões de Fibonacci.

As mais importantes razões Fibo são 161,8% (89/55 = 1,618 - a "razão de ouro"), 61,8% (55/89 = 0,618) e 38,2% (obtida pulando 1 sequência na divisão, por exemplo: 55/144 = 0,382). Você pode encontrar várias ferramentas Fibonacci em seu terminal comercial: retração, expansão, ventilador/fan, arcos e linhas do tempo. Todas essas ferramentas se baseiam em razões Fibo.

Níveis Fibonacci são muito atraentes porque:

  • Eles são números geométricos: muito agradáveis ao olho humano.
  • Eles são pontos de referência de preço objetivos (eles eliminam a subjetividade, se usados corretamente).

Dentre as ferramentas Fibonacci, falamos que as mais úteis para comerciantes são os níveis de retração e expansões Fibo (também referidas como extensões).

Retração de Fibonacci

A principal finalidade de utilizar níveis de retração Fibo é determinar o tamanho da potencial correção contra a tendência principal.

Como aplicar a ferramenta de retração Fibo ao gráfico?

Escolha a ferramenta 'retração de Fibonacci' e desenhe uma linha de tendência ligando 2 pontos extremos de uma tendência. Para uma tendência de alta, você desenhará esta linha do mínimo até o máximo. Para uma tendência de queda, você desenhará esta linha do máximo até o mínimo. Então, 9 linhas horizontais aparecerão automaticamente, cruzando a linha de tendência nos níveis Fibonacci de 0,0%, 23,6%, 38,2%, 50%, 61,8%, 100%, 161,8%, 261,8% e 423,6% (razões Fibonacci, conforme descrito acima).

Estas linhas agem como suporte e resistência: os preços tendem a se consolidar próximos destes níveis antes que a correção termine (e a tendência geral se resuma) ou continue (o preço rompe um dos níveis de retração e se move para o próximo, por exemplo, de 50% para o nível de 38,2%). Se o preço retrair mais de 61,8% da movimentação anterior (em base de fechamento), é provável que ele atingirá o começo da tendência. O nível de retração de 50% é o nível mais monitorado e é uma área comum para se comprar durante uma retração de uma tendência de alta, ou vender se for uma retração de uma tendência de queda.

Ao plotar níveis Fibo, lembre-se de que você deve utilizar as pontas superiores/inferiores dos pavios dos castiçais para obter os resultados mais precisos.

Você pode utilizar Fibonacci em diferentes períodos de tempo. Se os níveis Fibo em diferentes períodos de tempo convergem, estes níveis se tornam mais importantes.

Há 2 maneiras de negociar utilizando a ferramenta de retração Fibo:

  1. Agressiva

Negociar em cada nível Fibo. Se o mercado começou a ir ativamente na direção oposta, abre-se posições contra a tendência, visando o próximo nível Fibo.

  1. Conservadora

Esperar os preços recuarem do nível Fibo, na direção da tendência principal. O preço nem sempre fica exatamente no nível Fibo. Na maioria dos casos, Fibonacci aponta para a área de suporte/resistência. Um sinal de confirmação no ponto C é necessário antes de se abrir uma posição.

Cuidado! Fibos podem ser traiçoeiros…

Retrações Fibo não são 100% precisas. Isso acontece não apenas porque você os plotou incorretamente. Níveis Fibo são feitos para lhe dar uma pista sobre os pontos de entrada/saída mais lucrativos, mas eles não garantem um resultado positivo. Para aumentar as chances de ter sucesso na negociação, utilize a ferramenta de retração Fibo junto com outros indicadores técnicos para alcançar uma maior probabilidade de sucesso.

Considere usar Fibos com linhas de tendência. Desenhe uma linha de tendência e então plote a retração Fibo. No ponto de interseção destas duas ferramentas, você pode encontrar o ponto de entrada mais favorável.

Se a média móvel de 200 períodos corresponde à retração Fibonacci de 50%, este nível provavelmente poderá conter o ataque inicial do mercado. Esse é um bom lugar para lucrar ou entrar no mercado na direção da tendência principal.

Você também pode combinar a ferramenta de retração Fibo com padrões de castiçal. Imagine que um dia você vê o preço avançando, a vela otimista (touro) é formada e fechada perto de um certo nível Fibo. Você fica perplexo. Você quer saber o que acontecerá em seguida - se haverá mais crescimento ou não. Espere a formação do próximo castiçal perto do nível Fibo. Se ele for um doji - uma "vela exaustiva" que lhe diz que a tendência de alta está acabando - é provável que a recuperação não continuará. Com base neste sinal, você pode tomar as atitudes necessárias para proteger seus ganhos. Qualquer padrão de castiçal de reversão próximo a um nível Fibonacci provavelmente significará que a ação do preço vai tomar uma nova direção.

Além da retração Fibo, há outra ferramenta Fibonacci útil que você deve gostar e respeitar: a expansão Fibo, utilizada para a identificação dos mais lucrativos níveis de saída.

 

Popular

IPC do Reino Unido

O Reino Unido publicará os números do IPC às 11:30, horário MT, em 17 de outubro.

Reunião do BCE

Os traders estão aguardando impacientemente a reunião do Banco Central Europeu no dia 26 de outubro. O órgão publicará sua decisão sobre a política monetária às 14:45, horário MT. O Presidente do BCE, Mario Draghi, fará uma coletiva de imprensa às 15:30, horário MT. 

Reunião RBA

A política do Reserve Bank da Austrália (RBA) é o fator-chave do AUD. O órgão publicará sua decisão de política monetária às 05:30, horário MT, em 7 de novembro. 

Promoções que podem lhe interessar

Deposite com sistemas de pagamento locais

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde