Orientações sobre alternância

A Teoria das Ondas de Elliott tem regras e orientações. É necessário seguir todas as regras já abordadas nos artigos anteriores. As orientações, porém, não têm a mesma formalização. Essas orientações nem sempre são abordadas, mas elas se aplicam em uma quantidade de casos suficiente para justificar sua importância.

O que é alternância?

Resumidamente, alternância é a expectativa de certa diferença na representação de ondas semelhantes dentro de um padrão, em termos de profundidade, complexidade e duração. A alternância acontece dentro de impulsos e correções. Vejamos alguns exemplos.

Alternância em impulsos

Geralmente, existe uma relação entre a segunda e a quarta onda em um impulso. O gráfico a seguir mostra um impulso de alta. A onda (ii) desse impulso é forte, já a onda (iv) se desloca lateralmente. Assim funciona a alternância em impulsos, os quais têm duas correções: as ondas dois e quatro. Havendo alternância, se uma correção tem direção, a outra não tem.

Além disso, a onda (ii) é bem fácil, mas a onda (iv) tem outras ondas dentro de si, então há outra alternância por complexidade.

O gráfico mostra um impulso de alta

O gráfico abaixo mostra duas alternâncias. Dentro da onda (iii) temos uma forte onda ii. Como pode deduzir, a onda (iv) é lateral. O outro exemplo está na onda iii, cuja onda de número dois se desloca lateralmente e cuja onda de número quatro é forte — a ordem é invertida. Também é caso de alternância quando há tais mudanças sucessivas de forma nas ondas dois e quatro.

Gráfico com duas alternâncias

Alternância em Triângulos

As ondas dentro das correções se subdividem em Simples, Complexa e Mais Complexa. Nos Triângulos, uma das ondas tende a ser a mais complexa. Como pode ver no gráfico abaixo, a onda B tem a estrutura mais complexa e as demais se classificam como Simples ou Complexas.

Gráfico de velas com alternância em Triângulos

Alternância em Zigue-zagues

Às vezes, uma das ondas de um Zigue-zague tem estrutura mais complexa que as demais. O próximo gráfico retrata um caso com onda ((c)) complexa em relação às ondas ((a)) e ((b)). Entretanto, perante uma onda A simples e uma onda B complexa, é provável que a onda C seja uma onda simples tal como a onda A.

Onda complexa no gráfico

Alternância em Zigue-zagues Duplos

As ondas de um Zigue-zague Duplo também podem apresentar certa diferença. Vejamos o gráfico a seguir. A onda (w) é simples, a onda (x) é complexa e a onda (y) é a mais complexa. Logo, perante ondas W e X bem fáceis de um Zigue-zague Duplo, não devemos descartar a possibilidade de complexidade da onda Y.

Gráfico de Zigue-zague Duplo

Alternância em Planos

A lógica “Simples/Complexa/Mais Complexa” também pode se aplicar a padrões do tipo Plano (Flat). O gráfico a seguir mostra um caso em que a onda C é a mais complexa. Por outro lado, a onda B poderia ser a mais complexa, com uma enorme alta na onda C se manifestando como onda simples.

Gráfico com alternância em Planos

Moral da história

A alternância é uma das orientações mais interessantes e nos ajuda a entender que tipo de onda podemos observar nas próximas fases do mercado. Ela não é uma regra rígida — é um complemento muito poderoso para aperfeiçoar as contagens de ondas.

Perguntas frequentes

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como abrir uma conta FBS?

    No nosso site, clique no botão de abrir conta e prossiga para a Área do Trader. Antes de começar a operar, você deve passar na verificação de perfil. Confirme seu e-mail e número de telefone e verifique sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu saldo e sua identidade. Feitas todas as verificações, acesse a plataforma de negociação de sua preferência e comece a operar.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Acesse a página de saque no site ou a seção Finanças na Área do Trader FBS. Em seguida, acesse a tela de saque. Você pode sacar o dinheiro que ganhou pelo mesmo sistema de pagamento usado para depositar esse dinheiro. Se você usou dois ou mais métodos para abastecer a conta, saque o lucro por esses mesmos métodos, nas mesmas proporções dos valores depositados.

Últimas notícias

Estratégias de trading de curto prazo que funcionam

Enquanto alguns traders encontram conforto em prazos mais longos que permitem verificar posições com menos frequência e ter tempo suficiente para tomar decisões, outros preferem a adrenalina de negociações mais agressivas no dia a dia.

Ofertas de Empregos Jots no radar dos touros do dólar

Depois da queda no mês de março em cerca de 26 mil vagas de emprego, a expectativa do mercado é de nova queda para 8,790M para o mês de fevereiro do mesmo ano

Investidores de olho no PMI Industrial do ISM

Nesta segunda-feira, primeiro dia do mês de abril, os EUA liberam os números dos PMIs da S&P Global e do ISM para a indústria

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera